Notícia

Universitária Rádio Web

Licenciado em Geografia, egresso da Uneal defende mestrado e ingressa em doutorado na USP

Publicado em 21 dezembro 2020

O estudante egresso do curso de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas, Leonardo Sena do Carmo, defendeu, na última sexta-feira (18), sua dissertação de mestrado intitulada “Território, finanças e circuitos da economia urbana: investigando a capilaridade do jogo do bicho em Arapiraca (AL)”, sob orientação do professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Fabio Betioli Contel.

Leonardo do Carmo é pesquisador do Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental (LABOPLAN), onde desenvolveu pesquisa de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geografia Humana), com período sanduíche na Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Na Uneal, Leonardo foi bolsista PIBIC-CNPp, integrou o Núcleo de Estudos Josué de Castro (NEJC), e desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica, coordenado pelo professor doutro Antonio Alfredo Teles de Carvalho (UFAL). A pesquisa que resultou no seu trabalho de conclusão de curso e posteriormente no seu projeto de mestrado teve a orientação do professor Dhiego Medeiros.

“A importância de participar de um grupo de pesquisa, como foi o Núcleo de Estudos Josué de Castro (NEJC), coordenado pelos Prof. Antonio Alfredo e a orientação da pesquisa pelo professor Dhiego Medeiros, em conjunto com a oportunidade de receber bolsa de iniciação científica (PIBIC-CNPq), foram determinantes para a minha formação como pesquisador, para minha formação como homem e, portanto, para a construção de um projeto de carreira e de vida”, avalia.

Atualmente, ele também é pesquisador do Laboratório de Geografia Econômica e Planejamento Territorial (LAGEP), do Campus V da Uneal, em União dos Palmares. A partir de janeiro de 2021 o pesquisador iniciará o seu doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP para o qual foi selecionado em novembro deste ano.