Notícia

O Papel

LIA é instalado no Brasil para desenvolvimento da pesquisa em Energia e Meio Ambiente

Publicado em 01 maio 2017

Por Renan Fagalde e Thais Santi

A inauguração do Laboratoire International Associé (LIA) – Energie Environment marcou a consolidação da parceria entre o Brasil e a França para o desenvolvimento da pesquisa científica no campo de energia e meio ambiente.

A cerimônia, realizada no último dia 3 de maio no auditório da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), contou com a presença de Vahan Agopyan, vice-reitor da USP; José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Poli; Philippe Martineau, conselheiro de Cooperação e Ação Cultural e adjunto da Embaixada da França no Brasil; Ricardo de Toledo e Silva, secretário adjunto de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, e José Goldemberg, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), entre outras autoridades e pesquisadores.

O LIA, projeto do Centre Nacional de la Recherche Scientifique (CNRS), envolverá universidades francesas (CNRS, CentraleSupélec, Université Paris-Sus, Université Lille 1 e École Centrale de Lille) e universidades brasileiras (USP e Unicamp). A organização científica do LIA será realizada por Nasser Darabiha, da CentraleSupélec, e por José Pissolato, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), da Unicamp.

O grupo de pesquisadores da Poli-USP dentro do LIA é coordenado pelo professor Song Won Park, do Departamento de Engenharia Química (PQI). O evento teve continuidade no dia 4 de maio com palestras do universo que será atendido pelo LIA. A cobertura completa sobre este conteúdo de caráter técnico-científico poderá ser conferida na próxima edição da revista O Papel.

Direto da fonte