Oficina INTIMATE
LGBTfobia e suicídio entre jovens LGBTQ: ferramentas para análise e intervenção
Yasmin Cassetari da Silva (Unesp/FAPESP/CNPq)
4 de dezembro de 2018, 15h00 | Sala 2, CES | Alta
Apresentação
O alarmante índice de participação da população LGBTQ no processo suicida, compreendido pelas ideações, tentativas e o ato do suicídio, revela uma incidência quatro vezes maior do que entre pessoas cisgênero e heterossexuais. (TEIXEIRA-FILHO & RONDINI, 2012; CARDOSO, 2016). Tais números demonstram como a dinâmica social pode afetar a percepção de si mesmo por parte dos sujeitos LGBTQ em sociedade, dificultando a fala e o próprio reconhecimento enquanto seres humanos.
O contexto desta apresentação tange temáticas referentes à constituição subjetiva, cultural e política frente às diversas formas de exclusão e violências motivadas pela LGBTQfobia. Buscando-se identificar o arcabouço formativo desta fobia, apresentar-se-á uma abordagem teórica sobre as estruturas machistas e heterossexistas existentes no espaço familiar, escolar e relacional e que posteriormente passam por um processo de interiorização pelos indivíduos.
Fonte: ferramentas para análise e intervenção
Relacionado
Article written by Carlos Ferreira
Formador em TI, criou a WEBNUCLEO, uma micro empresa com perfil de consultora na área da gestão e publicação de conteúdos web. Acumula experiência e conhecimento na implementação de soluções com plataformas como o WordPress, Joomla, Open Journal System e Open Monograph Press.