Notícia

Revista da Instalação

Levar inovação às instaladoras tem sido uma das principais estratégias da Abrinstal

Publicado em 01 maio 2017

Buscar conhecimento, participar dos debates e saber das novidades sobre o mercado de instalação em várias partes do mundo e repassar toda essa informação às instaladoras nacionais. Esta tem sido uma das principais estratégias da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de lnstalações - Abrinstal, para fortalecer e profissionalizar cada vez mais o setor.

"Temos que conhecer o que há de mais eficiente, moderno e inovador no mercado global e trazer para o Brasil, para dar cada vez mais robustez ao segmento de instalações, diz o diretorexecutivo da Abrinstal Alberto J. Fossa. A aproximação com universidades e centros de pesquisa, além da participação em organizações, fóruns e eventos nacionais e internacionais, têm sido um dos principais caminhos para a Abrinstal consolidar essa estratégia. Os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento Inovação (PDI) desenvolvidos pela associação têm sido essenciais para o crescimento e aperfeiçoamento do mercado. Somente com o Instituto de Energia e Ambiente, da Universidade de São Paulo (USP), já foram desenvolvidos mais de dez projetos de PDI com a Abrinstal, sempre com o foco no uso racional do combustível e na eficiência energética. Este mês, a Abrinstal participou, na USP. de dois eventos que envolvem instalação de redes de gases combustíveis.

Os eventos foram realizados pela USP e pelo RCGI {Research Centre for Gas lnnovation - Centro de Pesquisa para Inovação do Gás, que reúne Fapesp, Shell e USP) - em parceria com o Gas Technology lnstiMe (GTI - Instituto de Tecnologia do Gás) de Chicago. A Abrinstal está apoiando, com a divulgação dos eventos. No dia 22 de maio foi realizado o mini curso "New effident technologies for residentiallcommercial space conditioning and water heating" - Novas tecnologias eficientes para condicionamento e aquecimento de água para usos residencial e comercial-, com o professor doutor Paul Glaville. No dia 23, foi realizado o workshop "Technology as a tool to achieve greater energy sustainability through fuel gases H - Tecnologia como ferramenta para alcançar maior sustentabilidade energética através de gases combustíveis, que debateu os desafios de PDI na indústria do gás e potencial para futura colaboração entre Estados Unidos e o Brasil. O workshop procurou identificar as áreas de interesse mútuo para colaboração em pesquisa e desenvolvimento tecnológico.