Notícia

PUC-São Paulo Online

Levantamento da Fapesp destaca pós-graduação da PUC-SP

Publicado em 12 dezembro 2011

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) publicou em 2011 mais uma edição dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo. O material tem como objetivo apresentar estatísticas e indicadores que reflitam a situação recente e principais tendências da atividade científica e tecnológica no estado comparativamente aos esforços e resultados nacionais e internacionais.

O documento aponta a PUC-SP como uma das instituições de destaque na pós-graduação, ao lado das universidades públicas. "A existência ou ausência de programas de pós-graduação e, especialmente, programas de doutorado, é um dos melhores indicadores disponíveis para uma classificação de instituições de ensino que não se limite a seu estatuto jurídico. E se há um enorme domínio do ensino privado sobre o público no ensino de graduação, na pós-graduação a relação se inverte", assinala o levantamento.

A PUC-SP é a "honrosa exceção" a esse cenário, diz o estudo. De acordo com ele, em 2007 a Universidade estava entre as 15 instituições que formaram 75% dos doutores no Brasil. Seis instituições paulistas integram esse cenário: três estaduais, duas federais e a PUC-SP, a única privada.

Ainda segundo o estudo da Fapesp, das 92 instituições de ensino superior privadas do estado, apenas 30 são universidades; destas, apenas nove têm programas de doutorado: os 16 cursos oferecidos pela PUC-SP, na época do levantamento, correspondiam a quase metade do total de programas oferecidos pelo setor privado. Em relação ao mestrado, a PUC-SP também se sobressai: das 49 instituições privadas com ofertas de mestrado, a Universidade oferecia, quando da realização do levantamento, 25 programas (a instituição seguinte oferecia oito programas).