O governador Cláudio Lembo esteve em São José dos Campos nesta quarta-feira, para assinatura de convênio que permitirá a instalação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Aeronáutica. O novo espaço será instalado no Núcleo do Parque Tecnológico do município e a previsão é que implantação tenha início no próximo mês.
O novo espaço será instalado em parceria pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Prefeitura e Embraer. Inicialmente, o Estado vai investir R$ 2 milhões no Centro de Desenvolvimento de São José dos Campos.
"Estamos rompendo um ciclo histórico milenar, rompendo com a idéia de universidade fechada atrás de muros. Aqui estamos integrando a universidade, a empresa e, portanto, a sociedade. Estamos construindo um mundo novo", afirmou Lembo. O governador ressaltou ainda que uma universidade que não se abre à comunidade corre o risco de se tornar obsoleta. "A universidade não deve fazer pesquisas unicamente para si mesma", disse.
Quando estiver totalmente pronto, o Centro de Desenvolvimento será a principal plataforma do Parque Tecnológico de São José dos Campos e contará com laboratórios públicos de integração de sistemas, software embarcado e de estruturas leves, com máquinas e equipamentos para ensaios.
Além disso, o espaço será importante para o desenvolvimento da cadeia produtiva aeroespacial, beneficiando micro, pequenas e médias empresas, gerando renda e postos de trabalho para São José dos Campos.
O setor aeroespacial foi definido pelo Governo do Estado e pela Prefeitura como um dos setores que vão ancorar o Parque Tecnológico de São José. Isso porque a região já é um pólo de desenvolvimento aeroespacial reconhecido mundialmente.
A instalação do Centro de Desenvolvimento faz parte do programa Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Ação conjunta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, o programa tem como objetivo fomentar a implantação de parques tecnológicos para a pesquisa e o desenvolvimento de empresas, em parceria com entidades públicas.
Parques Tecnológicos
São grandes empreendimentos imobiliários, com gestão privada, auto-sustentáveis e que têm em seu núcleo entidades pública, científica e tecnológica.
Notícia
Cosmo