Notícia

O Serrano online

Leite funcional pesquisado pela APTA tem o dobro de selênio e vitamina E

Publicado em 26 novembro 2012

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), em parceria com a USP, vem tendo bons resultados nos testes com o Leite Funcional, que mantém todos os nutrientes do leite normal mas enriquecido com o dobro de selênio e vitamina E, além de melhor composição da gordura.

O alimento foi ofertado a 90 crianças, com idade de sete a 10 anos, da cidade de Casa Branca, em São Paulo, durante três meses. Os testes ainda estão em andamento, mas as crianças que tomaram o leite funcional apresentaram maior concentração das substâncias e do bom colesterol no sangue.

O selênio e a vitamina E são antioxidantes que desaceleram o envelhecimento das células, podendo reduzir as chances de desenvolvimento do câncer. O óleo de girassol é considerado saudável, por apresentar alto teor de ácidos graxos poliinsaturados, o que pode ser útil na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Laboratório de Qualidade do Leite

Intensificando os trabalhos, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo acaba de inaugurar em Ribeirão Preto o Laboratório de Qualidade do Leite (APTALAC), que fará as análises de composição, físico-químicas e microbiológicas do leite dos produtores rurais da região e condutividade do leite de diversas raças de gado. Foi construído com recursos da APTA e os equipamentos, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Do Portal do Governo do Estado