Renomado palestrante e historiador brasileiro, Leandro Karnal será a atração principal do IV Seminário de Desenvolvimento de Liderançaspromovido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) em parceria com o Colégio Marista São Francisco e o Centro de Gestão e Empreendedorismo (CGE). A palestra, que ocorre no dia 20 de junho (quarta-feira),às 19 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, abordará a liderança no mundo líquido.
Para Karnal, o líder é portador tradicional de duas características clássicas: carisma e poder. “Incialmente um líder centralizador, que dirigia e indicava a subalternos as ações, que seguiam seu roteiro. O mundo contemporâneo transformou este conceito, de centralizador ele passou a ser parte do processo de ação. O subalterno deu lugar a equipes e a hierarquia como valor em si deu lugar à cooperação com sinergia”, observa.
As vagas para a palestra são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.unoesc.edu.br no valor de R$ 100,00. “Temos pouquíssimas vagas disponíveis. Os interessados devem se inscrever o quanto antes”, alertou a coordenadora do seminário, professora Carla Basso.
De acordo com o diretor de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão da Unoesc Chapecó, professor Celso Paulo Costa, a palestra apresentará um novo conceito de estratégia e liderança do mundo contemporâneo. “Buscamos trazer um grande nome no cenário nacional para debater o assunto. A intenção é motivar potenciais lideranças chapecoenses”, pontuou.
O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó, ACIC, ACIP, ALFA, CDL, FTD, IFSC, MB Comunicação, PEIEX, SICOM, SICREDI, SOMASUL, SESI, SICOOB E UDESC.
HISTÓRICO RENOMADO
Leandro Karnal é professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), desde 1996, graduado em História pela UNISINOS e Doutor em História Social pela USP. Pesquisou no México, na França e na Espanha. Sua formação inclui História Cultural, Antropologia e Filosofia.
É autor de livros que tratam sobre a história dos países, como História dos Estados Unidos (Contexto, 2007) e sobre o ensino de História, como História na sala de aula – conceitos, práticas e propostas (Contexto, 2003) e Conversas com um jovem professor (Contexto, 2012) e história das ideias, como Pecar e Perdoar (Nova Fronteira, 2015).
É membro do conselho editorial de várias publicações acadêmicas da área na UNICAMP (revistas Ideias, Cadernos Pagu e História Social) e da UNISINOS (revista História) e outras. É parecerista dos órgãos de pesquisa acadêmica Fapesp e CNPq e foi membro da comissão do MEC de validação dos cursos de História de todo o país.
Atuou como coordenador de projetos de implantação do ensino de Filosofia e ensino religioso na rede pública de São Paulo e é colaborador do jornal Folha de S. Paulo. O Estado de São Paulo, Zero Hora e revista História Viva, entre muitas outras.