Notícia

Revista Museu

Laura de Mello e Souza lança perfil do inconfidente Cláudio Manuel da Costa

Publicado em 13 março 2013

 

MINAS GERAIS, Ouro Preto - A historiadora e professora da USP, Laura de Mello e Souza, lançará o livro Cláudio Manuel da Costa (2011, Companhia das Letras, São Paulo) no auditório do Museu da Inconfidência (Anexo I – Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro), às 20h do dia 22 de março, sexta-feira. O evento contará com palestra da autora, mostra de documentos originais do inconfidente e poeta Cláudio Manoel da Costa e participação do ator, professor e historiador Carlos Versiani, um dos fundadores da Academia Ouro-pretana de Letras.

Laura é considerada uma das maiores pesquisadoras da Conjuração Mineira, prestando grande contribuição para o estudo da história no Brasil e em Minas Gerais. Na obra sobre Cláudio Manuel da Costa, ela lança uma nova perspectiva sobre a vida, o legado e o destino do poeta brasileiro consagrado pelos versos de Vila Rica. Discorre sobre os escritos que ele deixou, da poesia à narrativa histórica, passando pelos documentos redigidos para a burocracia do governo de Minas, ao qual serviu como secretário.

A exaustiva pesquisa documental realizada em acervos brasileiros e portugueses permitiu à autora preencher lacunas da vida do poeta. Ao introduzir o livro, Laura observa que a vida de Cláudio, ao longo dos anos, nunca mereceu uma biografia, ao contrário do ocorrido com os amigos inconfidentes Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto. Destacado membro da elite colonial, Cláudio Manuel da Costa foi proprietário de terras e de escravos na região de Mariana e Vila Rica. Morto em 1789, teve seu corpo encontrado na propriedade de um rico contratador, hoje conhecida como Casa dos Contos.

Sobre a autora
Laura de Mello e Souza nasceu e estudou em São Paulo, onde é professora do departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo desde 1983. É filha de Antonio Cândido e Gilda de Mello e Souza, intelectuais consagrados. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1980), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986) e Livre-Docência em História Moderna pela Universidade de São Paulo (1993).

É autora de Desclassificados do ouro, Inferno atlântico, O diabo e a Terra de Santa Cruz e O Sol e a Sombra. É coautora de 1680-1720 - O império deste mundo (coleção Virando Séculos) e organizadora de Cotidiano e vida privada na América portuguesa (coleção História da Vida Privada no Brasil). Realizou pesquisas sobre a história de Minas Gerais no século XVIII; sobre cultura, sociedade e política no império português nos séculos XVI-XVIII; sobre as relações entre a Europa e o Novo Mundo nos séculos XVI-XIX; sobre a historiografia brasileira do século XX. Integrou e integra projetos coletivos de pesquisa sediados na UFF e coordenou o projeto temático “Dimensões do Império português - séculos XVI-XIX”, sediado na Cátedra Jaime Cortesão - FFLCH - USP, financiado pela FAPESP (2005- 2010).