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Alimentação Fora do Lar

Lata para micro-ondas deve chegar às lojas em até seis meses

Publicado em 25 junho 2010

De aço, a latinha também pode ser levada ao forno convencional. Tem aquecimento uniforme e não necessita de refrigeração. A tecnologia foi desenvolvida pela Companhia Metalúrgica Prada e demorou cerca de cinco anos para ser finalizada. Ela utiliza um verniz que reveste a lata e suporta o calor gerado pelas ondas.

Segundo a fabricante, o material é seguro mesmo se sofrer riscos durante o transporte e o armazenamento. Testes com sopas e pratos como o estrogonofe já foram feitos. "Agora vamos iniciar testes com outros tipos de produtos", afirma Caroline Fátima da Hora, coordenadora de marketing da Prada.

De acordo com ela, uma das vantagens da lata em relação às outras embalagens é o formato cilíndrico. "Quando você coloca uma lasanha na embalagem tradicional no micro-ondas, geralmente ela esquenta mais as bordas", diz. A expectativa da Prada é que as latas cheguem às prateleiras em, no máximo, seis meses.

Sem conservantes

Outra novidade do mercado é a lata de aço para alimentos cozidos no vapor, que dispensa o uso de conservantes como o sal. Desenvolvida pela Metalgráfica Rojek Ltda, empresa especializada na produção de embalagens metálicas para o acondicionamento de alimentos, a lata é produzida com tampa "abre-fácil", cuja abertura dispensa a utilização de utensílios, e pode acondicionar itens como milho, ervilha, grão-de-bico, feijão branco, seleta de legumes e soja.

A tecnologia permite preservar melhor as propriedades do produto e também atender consumidores diabéticos e hipertensos, já que o armazenamento em embalagens tradicionais requer adição de açúcar. "No lugar da salmoura, colocada para fazer o vapor, colocamos apenas água", complementa Luiz Antônio Cypriano, gerente de desenvolvimento da Rojek.

A Rojek contou com a parceria dos pesquisadores Homero Gumerato e Flávio Luis Shimidit, ambos da Unicamp (Universidade de Campinas), além do apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). De acordo com Cypriano, as latas devem estar no mercado a partir de agosto.

Novo perfil de consumidor

Conforme dados do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), somente em 2009 foram desenvolvidos 274 mil tipos de embalagens, 18% a mais do que em 2008. "A inovação no mercado de embalagem comprova um novo perfil de consumidor, destinado a comprar o suficiente para seu consumo", diz Lívia Barbosa, diretora do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing da ESPM. Para este ano, a previsão de crescimento do setor é de 19,7%.