Contando com artigos de diversos especialistas e com a organização de Francisco Carlos Teixeira, um dos mais renomados historiadores do Brasil. O século sombrio: uma história geral do século 20 traça um olhar crítico e competente sobre a história recente do mundo. Considerando não somente a área política, o livro mostra como revoluções, no amplo sentido do termo, modificaram também tecnologicamente a história. A obra contém análises contundentes sobre os mais tensos períodos, como o fascismo, as duas Guerras Mundiais, os conflitos religiosos e as organizações terroristas.
ESTÉTICAS DA CRUELDADE
Os textos reunidos em Estéticas da crueldade são fruto do seminário homônimo, realizado no Instituto de Letras da UFF, em junho de 2003. Dividido em quatro partes - teorias da crueldade; crueldade, artes e mídia: as narrativas da crueldade e poéticas da crueldade - o livro traz artigos que vão de "A lei do silêncio da violência" (Vitor Hugo Adler Pereira), passando por "Velocidade e desinformação: vertigem e apatia" (Vitor lório) e a análise de O invasor, de Marcai Aquino (Angela Gandier). até estudos de obras de personagens literárias, como Paulo Honório, de São Bernardo.
LEITURAS E LEITORES NA FRANÇA DO ANTIGO REGIME
Leituras e leitores na França do Antigo Regime reúne oito ensaios nos quais são analisadas práticas de leituras e as relações entre textos e comportamentos. Roger Chartier ordena estes ensaios a partir de algumas constatações. A primeira é a necessidade de estudar a cultura do escrito indo além da posse do livro e dos inventários das bibliotecas para apreender o impacto do impresso entre a população analfabeta. A segunda é a importância atribuída aos objetos escritos por todos aqueles que pretendem regular as condutas e moldar os espíritos, derivando daí o papel pedagógico e disciplinador dos textos.
PRAZER EM CONHECER
Neste livro, estão reunidas 26 entrevistas publicadas pela revista Pesquisa Fapesp. As entrevistas selecionadas englobam personalidades nas áreas de Humanidades, Ciências Biológicas e Física, São eles: Pablo Mariconda, Leopoldo De Méis, Muniz Sodré, Lenadro Konder, Alfredo Boa, José Arthur Giarnnotti, Ismail Xavier, Otávio Frias Filho, Roberto Schwarz, Craig Venter, João Setúbal, Bob Waterston, José Perez, Andrew Simpson, André Goffeau, Warwick Kerr, Walter Gilbert, Carlos Joly, Chana Malogolowki, Carmen Martin, Ivan Izquierdo, Fernando Reinach, José Lopes, Luiz Davidovich, Marcello Damy e Roberto Salmeron.
Notícia
Jornal do Brasil