Notícia

Planeta Universitário

Lançamento do 5º Relatório Nacional sobre os Direitos Humanos no Brasil

Publicado em 18 dezembro 2012

O lançamento do 5º Relatório Nacional sobre os Direitos Humanos no Brasil (2001-2010) ocorrerá no dia 19 de dezembro, das 9h às 12h, no Centro Universitário Maria Antônia. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Realizado pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP – e impresso com o apoio do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o relatório tem como objetivo apresentar reflexões sobre a situação dos direitos humanos no país – especialmente aqueles que envolvem a preservação da vida e da integridade física – durante a década de 2001-2010. Segundo os organizadores, a quinta edição é lançada em um momento de discussão sobre o acesso à informação, com a edição da lei 12.527/2011, conhecida como “Lei de Acesso à Informação”.

“Movimentos como esse indicam que há uma consciência emergindo na sociedade brasileira de que a informação é um bem de muito valor, ao qual temos direito inalienável. Não só as universidades e os órgãos de pesquisa precisam de informação para suas análises, mas cidadãos em geral necessitam de informações para tomar suas decisões, tanto na vida cotidiana como num âmbito político mais amplo”, destacam.

Impulsionado pelos Planos Nacionais de Direitos Humanos, o NEV/USP produziu quatro relatórios nacionais de direitos humanos (1999, 2001, 2006, 2010) com o intuito de monitorar graves violações de direitos humanos, em cada um dos estados da Federação.

A solenidade de lançamento contará com as presenças dos coordenadores e pesquisadores do NEV/USP, envolvidos direta e indiretamente na produção do relatório, além da presença de membros de instituições parceiras e de autoridades ligadas aos direitos humanos.

A solenidade será realizada no Centro Universitário Maria Antônia, Salão Nobre, 3º andar, das 9h às 11h, seguida de uma coletiva de imprensa, das 11h às 12h. O endereço é rua Maria Antônia, 258/294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: www.nevusp.org,

Agência FAPESP