Notícia

Jornal da USP online

Lançamento de livro sobre autonomia universitária reúne dirigentes

Publicado em 19 junho 2018

Por Erika Yamamoto

O reitor da USP, Vahan Agopyan, foi dos convidados que prestigiaram o lançamento do livro Os desafios da autonomia universitária – a história recente da USP, de José Roberto Drugowich de Felício e Paulo de Tarso Artencio Muzy, que aconteceu ontem, dia 18 de junho, na Livraria da Vila, em São Paulo.

A obra se constitui em um relato sobre o processo de construção do conceito de autonomia universitária que levou à publicação do Decreto Estadual 29.598, de 2 de fevereiro de 1989. A autonomia garantiu orçamento próprio para as três universidades públicas paulistas – USP, Unesp e Unicamp –, fixado a partir de um porcentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O prefácio do livro é assinado pelo ex-reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carlos Vogt.

Os autores fizeram um extenso levantamento bibliográfico para reconstruir essa história em 350 páginas, tendo como base matérias jornalísticas, documentos, bibliografia sobre autonomia universitária e entrevistas (clique aqui e leia a entrevista concedida pelos autores ao Jornal da USP).

Entre os entrevistados estão os professores José Goldemberg, ex-reitor da USP e atual presidente da Fapesp; Arthur Roquete de Macedo, ex-reitor da Unesp; Erney Plessmann de Camargo, ex-pró-reitor de Pesquisa da USP e ex-presidente do CNPq, a quem o livro é dedicado; Roberto Leal Lobo e Silva Filho, ex-reitor da USP; Hugo Armelin, ex-pró-reitor de Pesquisa da USP; e José Arthur Giannotti, Professor Emérito da USP.

Tanto Muzy quanto Drugowich participaram dos bastidores da criação do documento de 1989. Enquanto o primeiro atuava no Governo do Estado, o segundo participava da gestão da Universidade. Na gestão anterior da USP (2014-2017), os autores trabalharam como assessores do Gabinete do Reitor.

Ex-secretário de Estado adjunto, chefe de gabinete nas secretarias de Estado da Agricultura e de Ciência e Tecnologia de São Paulo, e ex-presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Muzy se formou no Instituto de Física (IF), onde desenvolveu sua carreira científica ao lado do professor Mário Schenberg.

Drugowich também é físico graduado pela USP e professor titular aposentado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Foi chefe de gabinete da Reitoria da USP, coordenador da Administração Geral (Codage) da Universidade e diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre os muitos dirigentes e pesquisadores que marcaram presença ao evento de lançamento do livro estavam o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes e os ex-reitores da Universidade, José Goldemberg, Flavio Fava de Moraes e Marco Antonio Zago.