Notícia

Vitruvius

Lançado número 22 da revista Pós da FAUUSP

Publicado em 16 julho 2008

Já se encontra disponível o número 22 da Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP.

A missão da revista

A Revista Pós - Revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo é um periódico científico nacional, editado por instituição de ensino superior brasileira, sem fins lucrativos. Trata-se de uma publicação semestral, que circula regularmente desde 1990, voltada para a divulgação de pesquisas, conferências, seminários, resenhas de livros e notícias relacionados à Arquitetura e Urbanismo.

Tem como principal objetivo registrar e divulgar a produção científica e artística da comunidade acadêmica na área de Arquitetura e Urbanismo, assim como de outros profissionais da área em âmbito nacional e internacional.

A publicação tem representatividade na divulgação das pesquisas em Arquitetura e Urbanismo e publica artigos de autores do Brasil e do Exterior, vinculados ou não à instituição. A revista possui abrangência internacional contando com Comissão Editorial, Conselho Editorial e colaboradores em diferentes afiliações institucionais, e formados por pesquisadores de comprovada qualificação.

A Revista dispõe de um corpo de pareceristas em várias áreas do conhecimento, pertencentes ao conselho editorial e, sempre que necessário, pareceristas externos são requisitados especialmente, conforme o tema do artigo.

A estrutura da publicação

A estrutura inicial da Revista Pós era composta pela seção Depoimentos, por seis artigos inéditos a cada edição, Resenhas e Notícias. A partir do fascículo 10, a Revista passou a incluir três novas seções: Conferências na FAUUSP, Núcleos e Laboratórios de Pesquisa e Eventos, ampliando conteúdos.

A estrutura atual da Revista Pós é composta pela seção Depoimentos, que traz especialistas de diferentes áreas do conhecimento, que mantêm estreita relação com a Arquitetura e Urbanismo ou a elas se referem diretamente. Podem também ser publicados temas como filosofia, cinema, artes plásticas, etc. O texto desta seção tem caráter flexível, podendo ser apresentado sob a forma de entrevista, de relatos, de comentários e outros. Em Artigos Científicos, a partir da edição nº 19, são apresentados nove textos necessariamente inéditos, com autores oriundos de instituições brasileiras e do exterior. Os artigos trazem o resultado de relevantes pesquisas realizadas, sendo parte delas com apoio dos órgãos de fomento nacionais: CNPq, CAPES e FAPESP. Na sua recente reestruturação, a revista passa a publicar títulos, resumos e palavras-chave nos idiomas espanhol e inglês, além do português.

Em Conferências na FAUUSP, Núcleos e Laboratórios de Pesquisa e Eventos, a revista divulga conferências, a produção dos diversos laboratórios e serviços de apoio didático da FAUUSP ou de outras instituições e relatos de eventos relacionados à área.

Em Resenhas, Pós divulga publicações da área, sejam elas impressas, audiovisuais ou eletrônicas, com autores desta e de outras instituições brasileiras e do exterior e de profissionais autônomos.

A seção Comunicados traz a listagem de teses e dissertações apresentadas no semestre anterior, incluindo autores, títulos, orientador, banca examinadora e data de defesa.

Finalizando, são divulgadas as normas de apresentação de trabalhos nos três idiomas: português, espanhol e inglês, que também são divulgadas no site da FAUUSP.

O público-alvo

A Revista Pós tem como público alvo os pesquisadores, professores e profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, História, Geografia e Engenharia, bem como alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas envolvidas.

O perfil da publicação

A revista tem mais de 70% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais, não divulgadas em outras revistas.

A Revista recebe regularmente submissões de artigos científicos, projetos comentados, desenhos e fotos artísticas do Brasil e do exterior, que são submetidos ao Conselho Editorial.

A Revista Pós é indexada como Qualis/CAPES A Nacional nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, História e Geografia. É também indexada pelo Índice de Arquitetura Brasileira e está em andamento o atendimento aos critérios para a indexação na SciELO- Scientific Electronic Library Online, conforme recomendação do CNPq.

A divulgação eletrônica da revista é disponibilizada no site da FAUUSP, atualmente em versão reduzida, trazendo capa, sumário, carta do editor, resumos da seção Depoimentos e dos nove artigos publicados a cada fascículo em três idiomas: português, inglês e espanhol. Está em estudo a divulgação eletrônica da versão completa.

A Revista Pós divulga as normas para apresentação de trabalhos em três idiomas (português, espanhol e inglês) na versão impressa, no site da FAUUSP ou por solicitação via email que também oferece o suporte necessário aos autores e colaboradores.

Comissão editorial

Profa. Dra. Denise Duarte – Editora Chefe

Prof. Dr. Eduardo de Jesus Rodrigues

Prof. Dr. Carlos Zibel Costa

Prof. Dr. Eduardo Alberto Cuce Nobre

Prof. Dr. Euler Sandeville Júnior

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira César

Profa. Dra. Maria Cristina da Silva Leme

Profa. Dra. Maria Lúcia Refinetti Rodrigues Martins

Profa. Dra. Maria Irene Szmrecsanyi

Profa. Dra. Rebeca Scherer

Profa. Dra. Vera Pallamin

Conselho editorial

Antonio Carlos Zani (Universidade Estadual de Londrina – UEL)

Azael Rangel Camargo (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP)

Celso Monteiro Lamparelli (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP)

Eduardo de Almeida (FAUUSP)

Ermínia Maricato (FAUUSP)

Flávio Magalhães Villaça (FAUUSP)

Luiz Carlos Soares (Universidade Federal Fluminense - UFF)

Jorge Fiori (Architectural Association - AA - Londres)

Júlio Roberto Katinsky (FAUUSP)

Maria Flora Gonçalves (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP)

Maria Lucia Caira Gitahy (FAUUSP)

Maria Ruth Amaral de Sampaio (FAUUSP)

Marta Rossetti Batista (Instituto de Estudos Brasileiros – IEB-USP)

Nestor Goulart Reis Filho (FAUUSP)

Paulo Mendes da Rocha (FAUUSP)

Pedro George (Universidade Técnica de Lisboa – UTL - Portugal)

Ricardo Tena Nuñez (Escuela Superior de Ingenieria y Arquitectura – ESIA - México)

Sheila Walbe Ornstein (FAUUSP)

Sílvio Soares Macedo (FAUUSP)

Sonia Marques (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)

Wrana Panizzi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)

Yvonne Mautner (FAUUSP)