Notícia

Revista Água e Efluentes online

Lagos revitalizados

Publicado em 05 agosto 2011

 

 

Agência FAPESP -  Pesquisadores do Laboratório de Riscos Ambientais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) concluíram um estudo de levantamento geofí­sico, iniciado em março, que tem por objetivo fornecer subsí­dios ao projeto de revitalização dos lagos dos parques do Ibirapuera e Aclimação, na cidade de São Paulo.

O levantamento geofí­sico nos lagos consiste na avaliação simultânea da espessura das camadas sedimentares depositadas no fundo desses lagos. Para o procedimento, foram usadas três fontes acústicas diferentes.

De acordo com o IPT, para o mapeamento da espessura da coluna d'água foi adotada a ecobatimetria de dupla frequência (38/200khz), método acústico que mede a profundidade do lago ao longo da linha de navegação, e o sonar de varredura lateral, que fotografou o fundo dos lagos e gerou imagens que possibilitaram a visualização de interferências, como estruturas de concreto antigas, tubulações, além de permitir a caracterização geológica do fundo do lago, definindo as áreas de ocorrência de areias, lamas e cascalhos.

Para medir a espessura da camada de assoreamento depositada no fundo do lago foi utilizada a perfilagem sísmica contí­nua, na qual as fontes acústicas são arrastadas pelo barco na superfí­cie da água ' e, à medida que o barco se desloca, é possível observar a espessura de sedimentos depositados.

'Os sinais acústicos de baixa frequência emitidos pelo perfilador atravessam a coluna d'água e a coluna de sedimentos e mostram sua espessura', explicou Luiz Antonio Pereira Souza, pesquisador responsável pelo estudo no IPT.

Segundo Souza, nas investigações de lagos, a resolução é mais importante que a penetração, já que nesses ambientes não há necessidade de penetrar dezenas de metros na superfí­cie de fundo e sim medir espessuras centimétricas ou decimétricas da coluna sedimentar.

O objetivo final das investigações geofí­sicas programadas é gerar subsí­dios técnicos para a ASA Science, empresa contratada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente no projeto de revitalização dos lagos dos grandes parques de São Paulo.

Mais informações: www.ipt.br/noticia/382-revitalizacao_dos_lagos.htm



Fonte: Agência FAPESP