Notícia

O Norte

Ladrão de Domínio

Publicado em 01 fevereiro 2000

Por Evandro Nóbrega
A propósito do comentário feito aqui, sábado passado, sobre a pretensa "gang dos domínios" - que estaria registrando home pages com nomes de personalidades, a fim de extorquir-lhes dinheiro mais adiante -, o consultor de Internet Rayner Holmes Borba [rayner@openline.com.br], da Ponto R Comunicação Web [http://www.ponto-r.com.br], envia-nos dados adicionais que podem ajudar a encontrar os responsáveis pela apropriação indébita de domínios e evitar maiores problemas. Diz o consultor internético Holmes, de repente e involuntariamente transformado em detetive cibernético: "Prezado Evandro Nóbrega (Druzz): Diante de nota do colunista Abelardo Jurema sobre a 'Gang que está registrando domínios' e seu comentário sobre o mesmo assunto, a Ponto R vem, em texto autorizado para publicação em jornais, esclarecer alguns pontos sobre 'Domínios na Internet' e revelar que efetivamente empresas registraram domínios com nomes de outras pessoas". - A Internet vem crescendo assustadoramente nos últimos anos - prossegue Holmes - e, com a chegada dos grandes provedores estrangeiros, como AOL, PsiNet, O Site, StarMedia, a Telefônica (que comprou o Zaz), além da Internet grátis (Super 11, Zaz, Uol, BR-Free, dentre outras), a vinda de empresas-espelho das companhias de telefones no Brasil, além de outros fatores, o ano 2000 promete ser o de maior avanço na Internet brasileira. "Este crescimento da Internet", segundo o consultor, "faz avançar, conseqüentemente, o crescimento do número de home pages e/ou "sites". Com isso, dispor de um 'domínio próprio' significa um item de sucesso e sobrevivência no futuro. Mas o que é um domínio próprio? Quem quiser ter uma home page precisa ter um endereço na Internet, para que as pessoas a visitem. Este endereço pode, em geral, ter duas formas: a) www.seuprovedor.com.br/suaempresa; ou b) www.suaempresa.com.br, sendo esta a melhor, pois o endereço torna-se de mais fácil, memorização. E este justamente esta última forma que está causando vários problemas no Mundo. "Qualquer empresa pode registrar 10 domínios por CGC, segundo a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), órgão que coordena os domínios no Brasil. Várias empresas na Paraíba já não têm direito a seu domínio, porque existem no País empresas com nomes iguais e que já registraram tal domínio; ou empresas que estão simplesmente registrando domínios aleatoriamente, para depois venderem tais domínios a seus donos"... - Um exemplo foi a AOL (America On Iine), maior provedor do Mundo, que recentemente comprou a Time Warner por US$ 180 bilhões. Quando a AOL chegou ao Brasil, entrou na Justiça para recuperar o endereço www.aol.com.br, que já pertencia a um provedor nacional. A Justiça negou e a AOL teve que entrar no Brasil com o endereço www.americaonline.com.br. Compare e veja qual o de mais fácil memorização, principalmente sabendo-se que, nos EUA, 20 milhões de clientes da AOL acessam o endereço www.aol.com. Holmes adverte que "o mesmo pode acontecer com a sua empresa; e, se a decisão de registrar o domínio demorar mais de um dia, já pode ser tarde demais, pois o registro de um domínio é feito em cinco minutos. Fiquem atentos e, sobretudo, não durmam no ponto, principalmente no 'ponto com ponto br'...". - Aproveito para avisar que a Ponto R está com domínio próprio: www.ponto-r.com.br e para dizer que, realmente, é estranho, muito estranho, que uma empresa faça registros de domínios com o nome de outras empresas ou pessoas. Essa empresa é a CSJS Construtora Ltda., CGC 000.934.161/0001-52, Quadra 08, lote 17, 48, 58055-540, João Pessoa, PB - (083) 987 6632, ID Adm Entidade: CCL199, com vários domínios registrados. Holmes Borba conclui informando que "outra empresa, também paraibana, já registrou como domínios seus os seguintes URLs: a) www.chiquinhoscarpa.com.br; b) www.clorophyla.com.br; c) www.ew3.com.br; d) www.lebom.com.br; e) www.medicosbr.com.br; f) medicospb.com.br; g) www.neysuassuna.com.br; h) www.otimaideia.com.br; i) www.queroviajar.com.br; j) www.robertomarinho.com.br". Pois é. E a gente pensando que, em termos de passar os outros para trás, já se tinha visto tudo o que há de ver no Mundo... E-mail: Evandro Nóbrega