Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

LaborLine faz doação de centrífuga ao Hospital de Clínicas

Publicado em 24 abril 2020

A empresa Liborline, especializada na fabricação e comércio de centrífugas para exames clínicos, fez uma doação ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp de uma centrífuga Centurion, com capacidade para processar até 32 tubos de amostras por vez. Ela foi instalada na Central de Recepção de Amostras do Laboratório de Patologia Clínica do HC, que integra as estruturas da Área de Saúde da Unicamp que fazem parte da Força-Tarefa instituída na universidade para o combate ao coronavírus.

Sérgio Verenicz, diretor técnico e sócio da empresa, explica que soube da demanda da universidade por contribuições por meio de um comunicado da Fapesp e entrou em contato com a Unicamp para saber como poderia contribuir. "Inicialmente, eu coloquei minha empresa à disposição para produzir ventiladores pulmonares, mas conversando com o professor Leonardo Elias (coorndeador do Centro de Engenharia Biomédica da Unicamp), ele me explicou que a legislação para produzir ventiladores é muito rígida, seria um processo demorado para adaptar a empresa. Assim, chegamos a conclusão de que a melhor forma de ajudar seria na própria área da empresa, doando centrífugas", conta Sérgio, que fez a doação de cinco equipamentos, um para o HC e outros quatro para outras instituições.

O empresário acrescenta que a centrífuga doada não é do tipo específico para a realização do exame PCR, próprio para a detecção do coronavírus. No entanto, é apropriada para outros tipos de exames, como colesterol, glicemia e hemograma, que têm uma grande demanda nos hospitais. "Exames comuns são feitos todos os dias nos pacientes, a quantidade é enorme, então você precisa de equipamentos que deem conta dessa demanda", comenta Sérgio.

Contribua você também

Quer ser um parceiro da Unicamp no combate ao coronavírus? Para a aquisição de equipamentos necessários às atividades remotas e outras ações de auxílio a estudantes carentes:

Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.426-X, CNPJ 46.068.425/0001-33 UEC/Conta movimento.

Identificar no depósito: GR/voluntariadoUNICAMP

Para depósitos financeiros destinados ao apoio à Área de Saúde da Unicamp, na aquisição de insumos, equipamentos e testes diagnósticos:

Banco do Brasil, 001, Agência 4203-X, Conta Corrente 44.427-8, CNPJ 46.068.425/0001-33