Notícia

Jornal da Unesp online

Laboratório virtual une universidades e empresas

Publicado em 06 novembro 2008

O projeto Grid Educacional é uma iniciativa que une o Centro Regional de Análise de São Paulo (Sprace), as universidades públicas paulistas – Unesp, USP, Unicamp, UFABC, UFSCar – e a Universidade Internacional da Flórida, Miami (EUA) para criar uma rede de laboratórios virtuais com grande capacidade de processamento de dados. O projeto, realizado em parceria com as multinacionais Intel, Kingston, Seagate e SGI, foi lançado nesta quinta-feira (6/11), na sede da Fapesp, em São Paulo (SP).

À frente do projeto está o Sprace, que reúne físicos de várias instituições e participa do processamento de dados em física de altas energias. O Sprace elaborou o projeto e contatou as empresas de tecnologia que doaram todo o maquinário necessário para as atividades de treinamento na área de computação distribuída ou grid computing.

A fase seguinte do Grid Educacional será a instalação dos servidores em diferentes pontos geográficos na região metropolitana de São Paulo, formando a rede computacional. Os pontos escolhidos são laboratórios de pesquisas situados nas universidades parceiras. Para otimizar o uso desses servidores, serão usadas modernas técnicas de virtualização, de modo a permitir que cada servidor acomode diversos outros servidores virtuais, multiplicando assim a quantidade total de máquinas disponíveis.

Essa idéia foi baseada no conceito conhecido como “Grid-in-a-box”, que considera a instalação de um grid site completo em um único servidor real. Segundo Sérgio Novaes, coordenador do Sprace e professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, a rede poderá ser ampliada para englobar outras instituições que demonstrem interesse na arquitetura grid de processamento de alto desempenho.

Economia - O uso dessa técnica é uma forma econômica de estabelecer uma infra-estrutura de rede para fins de treinamento, pois evita a aquisição de um grande conjunto de servidores. Também reduz drasticamente o custo total de propriedade, especialmente quanto ao espaço físico, refrigeração, consumo de energia, gerenciamento, manutenção e tempo de preparação do site para o treinamento.

Assessoria de Comunicação e Imprensa