Notícia

Jornal Regional (Registro, SP)

Laboratório realiza análises de solo e de tecido vegetal

Publicado em 22 março 2019

A Unesp de Registro disponibiliza, desde meados de 2017, serviços de análises químicas em amostras de solo e de tecido vegetal para fins de avaliação da fertilidade do solo e do estado nutricional de plantas e frutos. O objetivo é atuar em pesquisas que auxiliem a elucidar a fisiologia dos vegetais e prestar serviços para produtores rurais e para a comunidade do Vale do Ribeira em geral. Segundo o professor Danilo Eduardo Rozane, que ao lado da professora Juliana Domingues Lima coordena o Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal, o diagnóstico da fertilidade do solo e do estado nutricional das plantas é um dos pilares da Agronomia.

O gerenciamento dos recursos do laboratório é realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), vinculada à Unesp. Situado no campus da Unesp de Registro, a instalação do laboratório recebeu recursos da Fapesp, CNPq, de sócios da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR) e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), tornando-se o único laboratório da região com certificação de qualidade para as análises químicas em amostras de solo e de tecido vegetal, que são úteis, por exemplo, na avaliação da fertilidade do solo e do estado nutricional de plantas. “Esta certificação é de suma importância para laboratórios dessa natureza, pois os resultados implicam em tomadas de decisão por parte dos produtores rurais para compra de fertilizantes e corretivos de solo. Insumos como esses representam de 40 a 60% dos custos de produção agrícola”, explica o professor Rozane.

Neste sentido, o docente destaca que, ao mesmo tempo em que colabora com o desenvolvimento da pesquisa na unidade de Registro, a estrutura do laboratório ajuda técnicos e produtores rurais na tomada de decisões com respeito à adubação ou ao manejo de culturas à adequada sustentabilidade, por exemplo. “Dessa forma, o laboratório também ajuda a minimizar aplicações errôneas que possam comprometer recursos ambientais, causando um impacto positivo também na preservação do meio ambiente da região do Vale do Ribeira”, aponta.

Equipe de profissionais qualificados

Além de uma equipe qualificada de profissionais, o laboratório oferece equipamentos como estufas de secagem e esterificação, moedores, agitadores horizontais e orbitais, capelas, blocos digestores, colorímetro, medidores de pH, espectrofotômetro de absorção atômica, agitadores magnéticos, balanças, destilador de nitrogênio Kjeldahl, entre outros materiais, vidrarias e reagentes. O laboratório está cadastrado e certificado no Ensaio de Proficiência do Instituto Agronômico de Campinas (EP-IAC) para laboratórios de análises de solos e, no Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV), coordenado pela ESALQ/USP e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Para obter mais informações sobre serviços prestados e análises executadas pelo laboratório de Registro, acesse a página na Internet: www. unespdiagnose.com.br. Serviço: Unesp – Campus de Registro (13) 3828.2900 – Ramal 2952 unespdiagnose@unespdiagnose. com.br www.unespdiagnose.com.br Endereço: Agrochá - BR-116, Km 449. Endereço: Vila Tupi - Av. Nelson BrihiBadur, 430.