Universidade de São Paulo, através do Departamento de Comunicações e Artes mantém um laboratório especializado em pesquisas sobre a relação entre as crianças e a televisão. A televisão é parte integrante do cotidiano de nossas crianças e é uma realidade que precisa ser incorporada à educação, visando uma consciência crítica, obtida através da criação de procedimentos didáticos. 0 status da televisão vem sofrendo modificações ao longo dos anos e, atualmente, assim como a escola, a televisão pode ser considerada urna instituição que socializa e que deve estar integrada ao processo educativo global.
Com o financiamento do CNPq e da Fapesp, dois organismos que ajudam com dinheiro os pesquisadores do Brasil, o laboratório desenvolveu a pesquisa "Televisão, Criança e imaginário: Contribuições para integração Escola-Universidade-Sociedade", que teve a duração de 1994 a 1997, resultando em diversos produtos como: relatórios, ensaios, vídeo, I Simpósio Brasileiro de Televisão, Criança e Imaginário, e livros.
Atualmente, o laboratório desenvolve a pesquisa "Desenho Animado na TV: Mitos, Símbolos e Metáforas", também financiada pelo CNPq e pela Fapesp, com um grupo interdisciplinar de pesquisadores. O laboratório funciona na avenida Prof. Lúcio 11artins Rodrigues. 443, Cidade Universitária e tem o telefone (11) 818-4317.
Notícia
Folha da Região (Araçatuba, SP) online