O Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas (SP), assinou parceria com a empresa de resinas de termoplásticas Braskem para instalação de um laboratório a ser utilizado pela equipe de pesquisadores da empresa. O objetivo é promover pesquisas na área de biotecnologia para o desenvolvimento de um plástico utilizando rota química que será, ao mesmo tempo, economicamente competitivo e sustentável, utilizando matérias-primas de fontes renováveis.
A parceria com o LNBio prevê a utilização de uma área inicial de 50 m2 que será expandida para 200 m² no início de 2011, e envolverá no curto prazo cerca de 40 pesquisadores da Braskem.
"A parceria que estamos começando hoje, com foco em polímeros verdes, certamente é o primeiro passo rumo a um objetivo mais audacioso, de médio prazo, comum a todos nós: desenvolver uma plataforma de inovação baseada na química a partir de matérias-primas renováveis", disse Bernardo Gradin, presidente da Braskem.
A Braskem já tem convênio de cooperação com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para o desenvolvimento de pesquisas em biopolímeros.