Notícia

ZooNews

Laboratório do IAC é credenciado pelo Ministério da Agricultura

Publicado em 31 janeiro 2012

Agência FAPESP - O Laboratório de Análise de Fertilizantes e Resíduos, do Instituto Agronômico (IAC) obteve credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e poderá disputar licitações para análises físico-químicas de fertilizantes, corretivos, substratos e produtos afins.

Segundo instrução normativa do ministério, o IAC terá prazo de 36 meses - a contar de agosto de 2011 - para obter também a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Inmetro).

Diversas melhorias vêm sendo realizadas no laboratório desde 2006 para atender à ISO/17025. As obras resultaram em economia de água e de energia elétrica em torno de 90%. Além disso, foram realizadas auditorias do MAPA, em junho de 2011, padronização da documentação de acordo com a ISO e a recomendação do controle de qualidade para que o IAC participe do ensaio de proficiência em fertilizantes da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários (Lanagro).

Segundo a pesquisadora Aline Renée Coscione Gomes, o IAC realiza atualmente 90% das análises do escopo do MAPA. A expectativa é que, em médio prazo, o IAC execute todas as análises existentes no Manual de Métodos Oficiais do ministério e também aquelas que constam em instruções normativas, com status de fiscalização.

As descrições das análises estão disponíveis no site www.agricultura.gov.br

Mais informações: www.iac.br/noticiasdetalhes.php?id=748.