Jornal Cidade (Rio Claro, SP) online

Laboratório de Física na Unesp RC tem um dos pontos mais frios do País

Publicado em 15 março 2014

Cência

Professor do Departamento de Física do Instituto de Geociências (IGCE) da Unesp de Rio Claro, Mariano de Souza trabalha com um equipamento que gera o ponto mais frio da Universidade. O laboratório coordenado pelo professor possui um criostato, que permite a realização de diversos experimentos na faixa de temperatura 1.4 - 300 K (de 271,75 graus negativos a 26,85 positivos na escala Celsius) sob a aplicação de campo magnético externo de até 12 T (Tesla, unidade de medida de intensidade de campo magnético), que é cerca de 10 mil vezes maior que o campo magnético na superfície da Terra.

O conjunto experimental foi adquirido com recursos da ordem de R$ 1 milhão em projeto de pesquisa regular financiado pela Fapesp. O grupo coordenado pelo professor do IGCE investiga aspectos quânticos fundamentais da matéria nas condições de temperatura e campo magnético mencionadas. O objetivo principal do grupo é explorar propriedades exóticas da matéria em condições extremas. Entre os materiais de interesse da pesquisa estão condutores moleculares cristalinos com alto grau de pureza e supercondutores à base de ferro. O laboratório está aberto para visita dos interessados.

QUALIFICAÇÕES

Professor Assistente Doutor MS-3 RDIDP no Departamento de Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Rio Claro (desde outubro de 2011). Investigador principal do Instituto de Física da Universidade Goethe-Frankfurt (2009 - 2011). Revisor dos periódicos Physical Review Letters, Physical Review B e European Physics Journal B. Possui doutorado (Summa cum Laude) pela Universidade Goethe-Frankfurt - Alemanha (2009), mestrado (Com Distinção e Louvor) em Física Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Tem experiência na área de Física, com ênfase em propriedades elétricas, magnéticas e termodinâmicas de sólidos, técnicas de medidas em baixas temperaturas visando a caracterização de materiais, sob pressão normal como também sob alta e baixa pressão. Atuando principalmente nos seguintes temas: Strongly Correlated Electron Systems, Low-Dimensional Materials, Organic Conductors, Mott Insulators, Charge-Ordering, Charge-Density Wave, Peierls Transition, Heisenberg Chain, Heavy Fermions, Fe-pnictide Superconductors.