Notícia

Renova Mídia

Laboratório da USP testa e desenvolve tecnologias 5G

Publicado em 10 abril 2020

Por REDAÇÃO RENOVA Mídia

“As próximas gerações dos sistemas de telecomunicações utilizarão, cada vez mais, altas frequências”, diz pesquisadora.

Um novo laboratório da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) permite que empresas e grupos de pesquisa testem e desenvolvam dispositivos com tecnologia 5G.

Batizado de Centro de Ondas Milimétricas, o local dispõe de equipamentos com a capacidade de medir frequências de até 110 GHz.

Essas frequências correspondem ao espectro das ondas milimétricas, isto é, de 30 GHz a 300 GHz. Elas serão usadas tanto nas redes 5G no Brasil, quanto em tecnologias de conexão futuras.

Em entrevista à revista Pesquisa e Inovação, da Fapesp, a professora da Poli-USP e coordenadora do Centro mmW, Ariana Lacorte Caniato Serrano, declarou:

“As próximas gerações dos sistemas de telecomunicações utilizarão, cada vez mais, altas frequências para aumentar o volume e velocidade de transmissão de dados para centenas de gigabits por segundo.”

E acrescentou:

“O centro permite medir e caracterizar materiais, sensores e radares, por exemplo, e desenvolver novos dispositivos aliados à simulação eletromagnética tridimensional, com softwares de ponta.”