Notícia

Biblioteca FMUSP

Laboratório da USP é premiado por descobrir relação entre inflamações e tumores

Publicado em 14 agosto 2020

Alteração, provocada pelo sistema imunológico ao defender organismo da sepse, tem efeito duplo e contraditório, prevenindo um câncer inicial e estimulando um avançado

O câncer continua a desafiar a ciência, mas os pesquisadores persistem. O investimento retorna através de informação para curar ou melhorar tratamentos. É o que acontece agora com a equipe liderada pelo professor Fernando de Queiroz Cunha da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP que acaba de receber o prêmio Octávio Frias de Oliveira, conferido pelo principal hospital de câncer do País, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), ao melhor trabalho de pesquisa em oncologia de 2020.

Este não é o primeiro reconhecimento com esta premiação. Na edição de 2019, outro orientado do professor Cunha esteve entre os três finalistas. Todos os dois estudos, investigando a relação entre doenças inflamatórias e os tumores nos laboratórios do Centro de Pesquisa de Doenças Inflamatórias (CRID), um dos Cepids Fapesp – Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O premiado deste ano, o médico Caio Abner Leite, identificou um efeito duplo e contraditório, desencadeado pelo sistema imunológico após uma septicemia, no desenvolvimento do câncer. Segundo o pesquisador, o estado pode “prevenir um câncer em estágio inicial e, por outro lado, estimular o aumento de tumores avançados”. Leite conta que, diante da complexa relação entre o sistema imunológico e o câncer, a descoberta de uma alteração capaz de prevenir a formação de tumores “pode servir como base para diversos tipos de abordagens terapêuticas”. Estas respostas imunológicas pós-sepse fazem parte da tese de doutorado de Leite e estão publicadas no Journal for Immunotherapy of Cancer.

saiba mais…

Fonte: Jornal da USP

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com