Notícia

Cidade Biz

Laboratório da Poli-USP lança 'You Tube acadêmico' para as universidades do país

Publicado em 30 julho 2007

O Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da USP lançou um sistema de publicação online de vídeos acadêmicos que deve ser disponibilizado sob forma de software livre até o fim do ano. O objetivo do sistema, disponibilizado na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é divulgar vídeos de ensino e pesquisas produzidos no país. A notícia é da Agência Fapesp, registrada pela Reuters. 
"Em uma vista rápida a sites como o YouTube, é possível encontrar alunos de universidades brasileiras mostrando seus experimentos em laboratório", disse à agência Regina Melo Silveira, coordenadora do Grupo de Trabalho de Gerência de Vídeo (GTGV) do Larc e responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Ela informou que a intenção do projeto é a distribuição da ferramenta via software livre a instituições acadêmicas do país. O sistema permite que os usuários criem grupos abertos e fechados de vídeos que podem ser acessados por qualquer um ou apenas por membros autorizados.

Atualmente a infra-estrutura do sistema está ancorada em sete servidores e o objetivo é ampliar esse volume para mais de vinte.