Notícia

Jornal Brasil

Laboratório da FCA é premiado no V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício

Publicado em 22 junho 2014

Por FCA Unicamp

Leonardo Messias, aluno de mestrado no Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Esporte (LAFAE) da FCA, teve trabalho premiado no mês passado durante o V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, em Londrina. Messias recebeu a terceira colocação do prêmio Destaque Científico com o trabalho intitulado "Avaliações aeróbia e anaeróbia em sistema de canoagem atada: relações com a performance e polimorfismos dos genes da ECA e ACTN3". Os dados apresentados no congresso também referem-se a alguns resultados da tese de doutorado do aluno Homero Gustavo Ferrrari (Programa de Pós Graduação em Educação Física na FEF/Unicamp), em fase de conclusão.

 

O estudo é parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP e CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Fúlvia de Barros Manchado Gobatto (responsável pelo LAFAE) e que envolve a padronização de avaliações fisiológicas específicas à essa modalidade esportiva. O laboratório desenvolveu um sistema no qual um caiaque fica amarrado na borda de uma piscina, permitindo mensurar a força que o atleta faz para remar. Desta maneira, é possível aplicar avaliações físicas para quantificar a capacidade dos atletas para realização de esforços físicos de alta e baixa intensidade e, além disso, determinar se certas características genéticas infuenciam na performance durante a prova.

 

No estudo premiado no evento, as análises relacionadas à genética (polimorfismos dos genes da ECA e ACTN3) foram realizadas pelo Laboratório de Biologia Molecular e Diagnóstico Molecular de Doenças Lisossomais - UNIFESP, coordenado pelo Prof. Dr. João Bosco Pesquero.

 

"Ficamos bastante felizes e satisfeitos com a premiação, pois o congresso é muito significativo para nossa área e foram apresentados mais de 350 trabalhos. Dos 24 trabalhos selecionados para a premiação, três eram do LAFAE", comemora Fúlvia. O tema do congresso tem relação próxima com o próprio programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (CNEM), oferecido pela FCA.

 

Fonte: FCA Unicamp