Notícia

Jornal Brasil

Laboratório da Esalq recebe nome de ex-diretor

Publicado em 12 janeiro 2013

Nesta sexta-feira (11/01), Evaristo Marzabal Neves, professor sênior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) e diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz de 1995/1999, será homenageado com seu nome em um dos laboratórios que integram o Horto Experimental, o Laboratório de Estresse e Neurofisiologia Vegetal (Lepse).

A iniciativa partiu do Departamento de Ciências Biológicas, responsável pela revitalização dessa área do Horto que abrange, aproximadamente, 1 hectare.

Ricardo Ferraz de Oliveira, docente responsável pelo projeto, relembra que em 1994 foi indicado pelo Conselho do Departamento para coordenar as atividades do Horto Experimental. Em 1995, durante a gestão de Marzabal Neves, Oliveira apresentou o plano de reforma do local, ocasião em que recebeu total apoio da diretoria.

"Dar o nome do professor Evaristo nesse laboratório é um desejo antigo. Não foi uma decisão trivial, mas sim uma homenagem legítima por aquilo que ele proporcionou ao Departamento de Ciências Biológicas. Vejo essa homenagem simplesmente como fruto do que ele fez", disse.

Marzabal Neves revela que ficou surpreso com a homenagem e pondera qual seria o seu mérito. "Fiz o que um diretor tinha que fazer: olhar a ESALQ como um todo. Como diretor da Escola minha preocupação sempre foi pela busca do equilíbrio entre os departamentos. O que fiz foi correr atrás de recursos para revitalização da área. É uma homenagem expressiva, que me causa muita emoção", disse.

A Sessão Solene de Inauguração do Laboratório de Estresse e Neurofisiologia Vegetal "Professor Evaristo Marzabal Neves" ocorrerá às 16h no anfiteatro de Fisiologia Vegetal do Pavilhão de Horticultura da Esalq.

Mais informações:www.esalq.usp.br e (19) 3429-4458.

Fonte: Agência FAPESP