Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Labeurb realiza encontro e comemora 15 anos

Publicado em 07 novembro 2007

Por Jeverson Barbieri

Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb), do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Unicamp, realiza hoje e amanhã (8), no auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), o V Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: Produção de Consenso e Políticas Públicas (V EIS). A proposta do encontro, de acordo com Eni Orlandi, coordenadora do Labeurb, é um amplo debate e uma reflexão sobre a questão de cidades e saber urbano através da linguagem. "Este evento mostra os resultados dos projetos desenvolvidos pelo Labeurb, com apoio da Fapesp. Além disso, ele marca a comemoração dos 15 anos de atividades do Labeurb", disse Eni.

A coordenadora do Nudecri, Vera Regina Toledo Camargo, fez uma analogia entre o aniversário do Labeurb e uma bela menina que, ao chegar aos 15 anos, é apresentada à sociedade quando debuta. O laboratório, disse Vera, não precisa ser apresentado à sociedade, porém, ela utilizou essa simbologia para ilustrar a trajetória e o amadurecimento do órgão. "Inicia-se uma nova fase, com novos desafios e novos horizontes", observou.

O coordenador de Centros e Núcleos da Unicamp (Cocen), Jorge Tapia, ressaltou que os 15 anos de atividades do Labeurb têm um significado muito importante na trajetória institucional e na esfera intelectual da Unicamp. "Os números dizem pouco perto da intensidade de trabalho que o Labeurb construiu ao longo desses anos", afirmou Tapia. Representando o reitor José Tadeu Jorge, o assessor especial da reitoria, Eduardo Guimarães afirmou que é importante lembrar que o trabalho do Labeurb tem trazido contribuições fundamentais para a vida intelectual e para a produção e circulação do conhecimento no Brasil. "Nesses 15 anos de atividades o Laberub apresentou uma densidade muito forte de trabalho e pesquisa na área", ressaltou Guimarães.