Notícia

1 Bilhão Educação Financeira

Klabin avança em iniciativa de Open Innovation

Publicado em 03 junho 2021

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, dá mais um passo importante em sua estratégia de inovação ao se tornar parceira do IPT Open Experience, um hub de negócios de alto impacto, com foco em projetos de inovação hardtech.

O conceito de Open Innovation está relacionado com a inovação colaborativa, quando indústrias, governos e instituições de pesquisa, entre outros, se unem em prol do desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e processos.

“A inovação é um direcionador importante para a evolução dos nossos negócios e está presente em toda a nossa história. Estamos muito satisfeitos em integrar o hub do IPT Open Experience, um ecossistema formado por importantes players tecnológicos. Acreditamos no trabalho colaborativo e na tecnologia como caminhos para um futuro mais sustentável”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

Klabin

Por meio da participação, a Klabin espera ampliar seu contato com o IPT, assim como com startups, empresas, investidores, governo, centros de pesquisa e universidades parceiros da iniciativa.

A primeira ação em conjunto será a construção de um Centro de Inteligência Artificial (IA), que terá como foco o aumento da produtividade da indústria brasileira e incluirá o envolvimento de startups.

O Centro contará com recursos financeiros da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e com a iniciativa de outras seis empresas, entre elas, a Klabin. O objetivo é equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, desenvolvendo e disponibilizando aplicações de IA que concorrerão para a implantação e consolidação da Indústria 4.0 no país.

“A primeira modalidade para a participação empresarial no IPT Open Experience é por meio de um ‘Centro de Inovação’, no qual cada empresa parceira poderá criar um centro próprio de pesquisa aplicada nas mais diversas áreas”, explica o presidente do IPT, Jefferson Gomes. A segunda modalidade tem o formato de ‘Hub de Inovação’, ambiente criado para solucionar desafios tecnológicos, desenvolver e incorporar inovação hardtech nos negócios das empresas pela interação com startups, pesquisadores, universidades, órgãos de governo e outros atores do ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação com redução de custos e prazos da inovação aberta.

Só clique aqui se já for investidor Inovação é motor para o futuro

A inovação faz parte do DNA da Klabin, desde a fundação da empresa, há mais de 120 anos. A Companhia busca na ciência e na tecnologia o conhecimento e as ferramentas necessárias para alcançar um futuro cada vez mais sustentável.

Ao todo, a empresa possui cinco rotas de Pesquisa & Desenvolvimento: desenvolvimento da base florestal, desenvolvimento de celulose, linha de papéis, novas tecnologias de base florestal e redução de impactos ambientais.

A principal estratégia de inovação da Companhia é o aperfeiçoamento de práticas e processos para garantir o desenvolvimento de produtos diferenciados, mais competitivos, com redução de custos operacionais e biodegradáveis. Para isso, a Klabin conta com uma equipe de pesquisadores formada por mestres e doutores, que buscam diariamente as soluções mais inovadoras do setor.

A Klabin possui, ainda, um time de pesquisadores divididos em dois espaços destinados à pesquisa para aperfeiçoamento da cadeia produtiva.

O Centro de Pesquisa Florestal, localizado em Telêmaco Borba (PR), tem como foco os estudos sobre o universo que envolve a cadeia florestal, como melhoramento genético, qualidade da madeira, estudo de solo e clima, adaptação genética, controle de pragas e biotecnologia.

Já o Centro de Tecnologia, também em Telêmaco Borba, tem como missão aprimorar a qualidade dos produtos, antecipando tendências e criando novas tecnologias e aplicações sustentáveis.

Os profissionais trabalham em prol de uma eficiência cada vez maior no volume de insumos consumidos para minimizar os impactos ao meio ambiente.