Notícia

Opticanet

KIT Longe e Perto da Bonavision

Publicado em 04 novembro 2016

Estudantes com baixa visão ou visão subnormal, ou seja, abaixo de 30%, podem contar com o KIT Longe e Perto da empresa Bonavision para a sala de aula para enxergar de forma ampliada e com maior comodidade o que o professor escreve na lousa e o que eles copiam no caderno.

 

A Bonavision – empresa fundada por um pesquisador da clínica oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – desenvolveu um sistema resultado de um projeto realizado com o apoio dos Programas Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Este KIT Longe e Perto é mais ergonômico e de menor custo que os produtos importados voltados para essa finalidade.

 

Os equipamentos importados são compostos por uma mesma câmera para longe e perto ajustada com a mão em direção à lousa e, virando a câmera para baixo em um ângulo de 90º, focaliza-se o caderno para ver também de forma ampliada o que se está escrevendo. Ao retornar o foco da câmera de vídeo para a lousa e vice-versa é muito fácil perder a localização.

 

A Bonavision encontrou uma solução com duas câmeras de vídeo com alternância, conectadas a um mesmo monitor. A primeira câmera de vídeo do equipamento, voltada para a lousa, é presa a um suporte vertical fixo com haste flexível para cima e para baixo e para os lados, apoiado sobre a carteira escolar. Já a segunda câmera de vídeo, voltada para perto, pode ser a da Lupa Eletrônica com zoom para ler e escrever desenvolvida anteriormente pela empresa ou a da Lupa Eletrônica do tipo "mouse” para ler e escrever, também da Bonavision.

 

É possível alternar o uso das duas câmeras, sem que a primeira perca o foco da lousa e a segunda o do caderno, apenas com um botão de controle que pode ser acessado pelo usuário no momento em que o desejar. Quando o estudante estiver escrevendo e esquecer o que estava escrito na lousa, basta apertar o botão e a imagem exata do que estava copiando aparecerá na tela. Ao apertar novamente o botão, surgirá a imagem do caderno e assim sucessivamente.

 

O uso deste KIT Longe e Perto dispensa a necessidade do aluno com baixa visão ou visão subnormal ser acompanhado por uma pessoa em sala de aula para ler para ele o que está escrito na lousa. Assim como os outros produtos da Bonavision, o sistema foi desenvolvido para ser utilizado com um treinamento mínimo.

 

www.bonavision.com.br