Notícia

Traço de Ciência

Juntando as peças do quebra-cabeça

Publicado em 18 agosto 2021

Por Equipe de Difusão do NeuroMat

“A atribuição do termo ‘científico’ a alguma afirmação, linha de raciocínio ou peça de pesquisa é feita de um modo que pretende implicar algum tipo de mérito ou um tipo especial de confiabilidade. Mas o que é tão especial em relação à ciência? O que vem a ser esse ‘método científico’ que leva a resultados especialmente meritórios ou confiáveis?”.

Resgatei esse parágrafo introdutório do livro “O que é a ciência afinal?”, escrito por Alan Chalmers, para contar que nos últimos dias finalizei o primeiro módulo do Curso de Introdução ao Jornalismo Científico, produzido pelo NeuroMat. Além de uma aula sobre os elementos da metodologia científica, refleti sobre importância de Darwin para a construção da filosofia da biologia contemporânea e sobre o uso de metáforas tanto no cotidiano como no texto jornalístico, entre outras questões. Por fim, a atividade prática foi um exercício crítico sobre a cobertura jornalística da ciência, tendo como ponto de partida uma matéria publicada pela revista “Pesquisa Fapesp”.

Também participei da primeira reunião específica sobre pesquisa com as demais bolsistas. Nesse momento inicial, preciso fazer um levantamento bibliográfico sobre duas possíveis interfaces de estudo, a partir do projeto proposto: jornalismo literário e divulgação científica ou storytelling e saúde, no contexto da produção dos podcasts. Em relação ao projeto prático, tive uma reunião com a pesquisadora Thais May e o professor Eduardo Vicente (ECA/USP), sendo que o docente trouxe vários questionamentos e algumas referências para enriquecer a construção do meu projeto.