O dia 24 de julho de 1968 ficou marcado pelo nascimento de uma das mais importantes agências ambientais do Brasil. Naquela quarta-feira foi criado o Centro Tecnológico de Saneamento Básico (Cetesb), responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com o objetivo de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.
Em 2018, já com a nova nomenclatura consolidada desde 2009, como Companhia Ambiental do Esta do de São Paulo, a Cetesb celebrou 50 anos com a participação de diretores, coordenadores, dirigentes, funcionários e representantes do Sistema Ambiental Paulista, além de ex-presidentes da entidade e convidados especiais, no dia 24 de julho, em sua sede, no bairro de Pinheiros, SP. Entre as autoridades, marcaram presença Eduardo Trani, secretário estadual de Meio Ambiente; Márcio França, governador de São Paulo, e João Carlos Meirelles, secretário estadual de Energia e Mineração A programação teve início com o hasteamento de bandeiras – da Cetesb, do Estado de São Paulo e do Brasil - e a execução do Hino Nacional, pela banda da Polícia Militar. Em seguida, foi promovido um ato multireligioso, em frente ao Prédio 5 (prédio inicial da Companhia).
Carlos Roberto dos Santos, diretor-presidente da Cetesb, que fez as honras da casa, agraciou o governador e o secretário do Meio Ambiente com um “pin” (bottom) contendo a logomarca dos 50 anos. O governador, o secretário e o diretor-presidente também inauguraram a primeira de uma série de “árvores digitais”, carimbando suas digitais e assinando seus nomes na árvore montada no hall do auditório Augusto Ruschi. Depois disso, eles se uniram a outros funcionários, para a abertura da “Cápsula do Tempo”, instalada há 25 anos no jardim que ladeia a rampa de acesso ao prédio principal, na qual foram depositados, na época, vários documentos, fotos e materiais da Companhia, a serem retirados justamente na celebração de 50 anos. Trabalhar para o bem-estar ambiental da população sempre foi o motor das ações da companhia e de seus colaboradores nesse meio século de vida. Essa premissa foi ressaltada pelo secretario Trani, que aproveitou a celebração da data para elogiar a Cetesb e seus funcionários. “Parabéns a todos os mais de 7.500 funcionários que a entidade teve ao longo desses 50 anos”, expressou.
O presidente da Cetesb, por sua vez, agradeceu a todos que contribuíram para o legado histórico da entidade e fez questão de dizer que a agência ambiental “é uma família”. O dirigente também enfatizou o pioneirismo da agência ambiental paulista, entre outros, no atendimento às emergências químicas e na atuação como órgão de fomento à saúde pública, por tratar de questões como poluição e contaminação do meio ambiente. Como parte da programação festiva, no auditório Augusto Ruchi, palco de tantos momentos importantes ao longo dessas cinco décadas, foi realizada a palestra de José Goldemberg, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-secretário de Estado do Meio Ambiente, que explanou sobre os motivos da criação da entidade. O professor ressaltou que a Companhia foi criada em 1968, como uma empresa moderna, que seguia padrões de controle de poluição usados nos países desenvolvidos. “A Cetesb é um órgão especial que multa, fiscaliza, mas que deve educar, informar o que existe de novo em tecnologia,” acentuou Goldemberg. Para complementar, Carlos Roberto dos Santos comentou algumas passagens importantes e ressaltou que a Cetesb teve início com 15 funcionários e hoje agrega 1.936. “Sem medo de errar, digo que a empresa é um dos orgulhos da população paulista”, finalizou .