Notícia

Arquitetonline

Jovens Profissionais promove encontro com a brasilidade

Publicado em 12 setembro 2011

De 9 a 30 de setembro, Drummond, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Jorge Amado, Assis Chateaubriand, Paulo Freire, Tom Jobim, Lampião e Maria Bonita, personalidades que fizeram história no País, estarão “vivos” no Design Brasil Preservando a Memória, evento de apresentação dos projetos da 11ª edição do Jovens Profissionais, um programa social da Demais Editora que contribui para a inclusão no mercado de trabalho de recém-formados em arquitetura, design de interiores, paisagismo, design e artes. O programa conta com o patrocínio do Lar Center, que com isso reforça seu compromisso com a educação.

Os 50 profissionais selecionados planejaram e executaram 36 ambientes; 29 em lojas e sete na praça central do Lar Center. Design Brasil Preservando a Memória seguirá quatro roteiros: Canto e Encanto, Letras do Brasil, Retratos do Brasil e Sabores do Brasil, todos inspirados nos grandes personagens da história e da cultura brasileira. Entre eles:

Carlos Drummond de Andrade
O tempo passa?
As palavras, ferramentas usadas pelo escritor para transformar o cotidiano em arte e literatura, aparecem sobre o branco, releitura da escultura em Copacabana.
Os tons utilizados representam o “mundo” e os “ombros” que suportam o poema.

Tom Jobim
Pincel, Piano, Ipanema e contextos.
A arte urbana em São Paulo vem criando e conquistando seu espaço entre as mais diversificadas áreas da fina decoração. Tom Jobim, pianista, desenvolveu em sua infância e adolescência o romantismo melódico, assim, mudando e acrescentando suas expressões nas futuras inspirações artísticas que hoje procedem. Como seria bom termos mais pianos do que televisores? Esse espaço tem apoio da Escola de Música Tom Jobim, que cedeu o piano para a mostra.

Machado de Assis
Um homem de seu tempo e de seu país
Esta é a melhor descrição para Machado de Assis. O espaço procura refletir como, hoje, viveria o jornalista carioca, relator da sociedade e o realista de sua época. A visão do futuro e do passado consagrado.

Lampião e Maria Bonita
Remetendo aos ambientes nômades criados pelos cangaceiros em suas andanças pelo sertão nordestino, este espaço mostra um pouco do que era utilizado para promover um descanso agradável e confortável. O calor nas noites geladas era garantido pelas fogueiras que também serviam para preparar tapiocas, bejus, comidas de milho e pequenos animais, além de servir como ponto de encontro para contação de estórias. O ambiente é também uma homenagem ao centenário de Maria Bonita, nascida em 8 de março (Dia Internacional da Mulher) de 1911.

Paulo Freire
Educação e liberdade
Um educador popular, voltado para a formação da consciência, que defendeu o diálogo com pessoas simples.
O ambiente colorido guarda, em suas paredes, as memórias do escritor.

Monteiro Lobato
Homenagem ao centenário do escritor, o espaço é a tradução de Monteiro Lobato, o homem sério engajado na política brasileira, que lutou pelo petróleo, pelo crescimento ordenado, que pela insistência de defender suas ideias foi preso duas vezes. E o Monteiro Lobato escritor infantil, que levou e ainda leva crianças a um mundo onde a realidade e a fantasia se misturam de forma tão real e encantadora. um mundo onde vive Peter-pan e saci pererê, Jeca Tatu e a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Jorge Amado
Um passeio pela cozinha de Dona Flor
Segundo o escritor, Dona Flor e Seus Dois Maridos foi seu melhor romance. Ele tem a cozinha como um dos cenários, onde a viúva Dona Flor é proprietária de uma escola de culinária.

Além desses ambientes, teremos na praça a exposição de artes com três projetos selecionados: Anima, Fragmentos e Cadeira – interação com o público, onde a obra será construída durante a exposição.

Em Memória temos os projetos:
Condomínio Louvre
Projetado pelo paulistano João Artacho Jurado na década 50, foi tombado desde 1992 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio). Possui 25 andares e, no topo, há uma área de lazer (pequena piscina e local para caminhadas) onde se pode desfrutar da paisagem urbana de São Paulo.

Praça Darcy Penteado
A praça em homenagem ao cenógrafo, figurinista, artista plástico, desenhista, gravador e literato, tem como inspiração a obra de gravura em serigrafia “Proposta do Amor” de 1973, onde os elementos visuais da obra se remetem como uma releitura de pontos focais nos importantes equipamentos do espaço físico proposto: Romantismo – Sexualidade – Organicismo – Dissolução formal.

Folia de Reis
A Folia de Reis é uma festa popular que representa a jornada dos Três Reis Magos ao menino Jesus. O ritual é complexo e guarda ligações com a tradição europeia de Reis, com o teatro, músicas e danças vindas com os descobridores. A religiosidade predomina, mas hoje é mais uma festa que teve influências urbanas. Este projeto procura apresentar uma proposta conceitual, considerando o ritual das “Folias de Reis” como parte da nossa cultura.

Patrimônio Arquitetônico na Construção da Identidade. Jockey Club Campineiro: um Museu para a cidade.
Foi pensando na realidade atual de Campinas, São Paulo, e na valorização de sua cultura e artistas, que surgiu a ideia de proposta de transformação da sede social do Jockey Club Campineiro em um Museu de Artes. O edifício, localizado no marco zero da cidade, data do início do século XX e carrega consigo uma relevante história plena de significados. De estilo eclético e com fachadas desenhadas pelo renomado arquiteto Christiano Stockler das Neves, este monumento apresenta o primeiro elevador da cidade e foi um dos locais de encontro da alta elite campineira.

Neocolonial e Estilo Missões
O produto aqui em partes apresentado foi desenvolvido conforme a concessão da Fapesp, com o objetivo de Identificar e documentar a arquitetura neocolonial e o estilo missões na região jundiaiense. Apresenta, imagens dos levantamentos realizados nas cidades de Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo, municípios pertencentes a esta região mostrando a não-concentração dessa arquitetura, ou seja, a presença da mesma em todas as regiões do Brasil e também da América.

Na Praça Cultural também haverá um painel com informações sobre as personalidades da mostra, que permitirá aos visitantes conhecerem um pouco mais sobre a obra de cada um deles.

Durante o evento, de quarta a sexta, das 14h às 20h; e aos sábados, das 14h às 18h, haverá monitoria na exposição para o público em geral. As escolas poderão agendar visita pelo telefone (11) 5097-3428.

O Jovens Profissionais é realizado pela Demais Editora, tem patrocínio exclusivo do Lar Center e apoio da Escola de Música Tom Jobim e da Fundação Carlos Gomes.

11ª EDIÇÃO DO PROGRAMA JOVENS PROFISSIONAIS
Período: de 9 a 30 de setembro de 2011
Local: Lar Center
Endereço: Avenida Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Entrada Franca
Estacionamento gratuito no local
Mais informações pelo site www.jovensprofissionais.com.br