Notícia

Universia Brasil

Jovens desafiados

Publicado em 22 março 2007

O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançou o 1º Grande Desafio, atividade voltada a estudantes que serão estimulados a projetar, construir e operar um equipamento capaz de apagar um incêndio na floresta, causado por um balão de São João.
O Grande Desafio é um dos programas da Oficina Desafio, projeto desenvolvido por docentes da Unicamp em parceria com o Instituto Sangari, com financiamento da Alpha Previdência, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e FAPESP.
Os projetos deverão ser desenvolvidos por equipes de todo o país, que terão três meses para trabalhar até a apresentação dos trabalhos no dia 17 de junho, em Campinas (SP), quando os projetos serão avaliados. Jovens de qualquer idade e escolaridade poderão participar da atividade, desde que formem equipes de dois a seis participantes.
As equipes concorrerão nas seguintes categorias: Fundamental 1 (escolaridade até o 7º ano do ensino fundamental; Fundamental 2 (escolaridade entre o 8º e 9º anos do ensino fundamental); Médio (para alunos do ensino médio); e Livre (aberta a todos, sem restrições de idade ou escolaridade).
Os melhores alunos de cada categoria serão premiados de acordo com critérios como desempenho dos equipamentos desenvolvidos, criatividade, apresentação do projeto e trabalho em equipe.
Durante o período em que as equipes trabalharão em seus projetos, haverá encontros com profissionais da Unicamp para esclarecimento de dúvidas, apoio didático e teste dos equipamentos na arena oficial do Grande Desafio.
As inscrições podem ser feitas no endereço: www.mc.unicamp.br/desafio/grande-desafio. [Fapesp]