Notícia

Esteta

Jovem Pesquisador da Unesp organiza evento internacional

Publicado em 13 março 2014

Tiago da Silveira Vasconcelos, Jovem Pesquisador vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências (FC) da Unesp, Câmpus de Bauru, foi co-organizador do evento UK-Brasil Frontiers of Science, realizado em em Buckinghamshire, na Inglaterra, entre 24 e 26 de fevereiro. Ele foi responsável para organizar a sessão Mudanças Climáticas. O evento foi promovido pela Royal Society, a mais antiga sociedade científica do mundo, Fapesp, Academia Brasileira de Ciências e Academia Chilena de Ciências.

O título da sessão Climate Change foi Biodiversity patterns linked to historical and current climate change. Ela contou com palestrantes, um vinculado à Grã-Bretanha e outro brasileiro.

A palestra de Miguel Araújo, vinculado ao Imperial College London, foi intitulada "Understanding species distributions dynamics through time" e abordou como interações biológicas, limites de tolerância fisiológica dos organismos e capacidade de dispersão das espécies são importantes para entender as dinâmicas de ocorrências de espécies no passado (milhares de anos atrás), presente e futuro (como mudanças climáticas globais afetarão a distribuição das espécies).

A palestra de Levi Carina Terribile, vinculada à Universidade Federal de Goiás - Jataí, foi intitulada Climate change and biodiversity conservation e abordou a apresentação de estudos de caso sobre a importância de identificar regiões climaticamente estáveis ao longo do tempo (passado, presente e futuro) para o estabelecimento de medidas de conservação mais efetivas da biodiversidade em regiões tropicais, como áreas de Floresta Atlântica e Cerrado.

"Foi uma honra ter sido convidado para ajudar na organização do evento. Com seis sessões de áreas diversas (Biodiversity, Climate Change, Human Health, Novel Materials and Nanoscience, Plant Biology and Biofuels, and Space Science), a iniciativa foi importante para conhecer os trabalhos de ponta realizados em associação entre Brasil e Reino Unido. Também foi ótimo conhecer e estabelecer parcerias de pesquisa com os palestrantes convidados para a sessão que organizei", comenta Tiago.

Mais informações sobre o evento na página da Royal Society

http://royalsociety.org/events/2014/02/frontiers-of-science

O evento

O programa funciona através de parcerias entre a Royal Society e grandes instituições científicas de outros países. Em anos anteriores, as palestras trouxeram pesquisadores de nações como os EUA (2004), Alemanha (2006, 2008, 2011) , Rússia (2013) e China (2009, 2013). O Brasil já participou anteriormente de uma edição, no ano de 2010.

Othon Winter

Professor da Faculdade de Engenharia da Unesp em Guaratinguetá, Othon Winter foi um dos palestrantes do evento. Ele apresentou seus estudos sobre a origem espacial da água da Terra.

Leia mais

http://www.unesp.br/portal#!/noticia/13458/professor-da-unesp-faz-palestra-em-evento-da-royal-society/

Portal Unesp