Notícia

O Imparcial (Presidente Prudente, SP)

José Varela apresenta papel da pesquisa

Publicado em 05 maio 2009

A transferência dos conhecimentos das universidades para a sociedade, bem como a importância da pesquisa em todas as áreas. Estes são alguns dos itens que foram abordados ontem, a partir das 19h, em conferência realizada pelo pesquisador e docente, José Arana Varela, durante a abertura da X Jornada de Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). A atividade, promovida pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), contou com cerca de 800 estudantes inscritos, no Ginásio de Esportes do Campus I. As ações da jornada seguem até a sexta-feira.

Na oportunidade, Varela apresentou aos alunos o tema O Desenvolvimento Científico e a Transferência do Conhecimento para a Sociedade. Segundo o pesquisador, em todo o mundo, as universidades são responsáveis por cerca de 2% de toda a produção intelectual. "As instituições sabem atualmente como fazer uma pesquisa de alto nível, que chegam a ser publicadas em periódicos de diversas localidades. A passagem do conhecimento para a população depende de pontes, que envolvem as empresas, o setor público e outros níveis de ensino", explica.

Varela pontua que a transferência de informações para a sociedade é importante por conta do crescimento que estes dados podem trazer. "Por meio do conhecimento é possível gerar e distribuir riquezas. A pesquisa é livre e universal, sendo voltada a todas as áreas de conhecimento. Portanto, ela é fundamental para resultar em uma mudança de comportamento, como fez a internet, por exemplo", expõe. Durante o período da tarde de ontem, o pesquisador esteve reunido com membros da reitoria da Unoeste.

Quanto à eficiência das instituições de ensino superior da cidade quanto à pesquisa, Varela enfatiza que uma mudança expressiva tem ocorrido. "As universidades desenvolvem hoje diversos estudos de alto nível. Vários campi são áreas de excelências. Atualmente, a pesquisa foi interiorizada, o que é fundamental para o crescimento do Estado como um todo", declara.

Jornada

A abertura da jornada de educação ainda contou com apresentação musical da Orquestra Municipal Juvenil da cidade, regida pelo maestro Valter Luiz Trevisan. Os participantes também puderam acompanhar lançamento do endereço eletrônico da Faclepp; além de peças de arte exportas no hall do Bloco A, da faculdade. Hoje, a atividade segue às 19h, com a apresentação artística Para Onde Vai Nossa Arte, no Teatro César Cava, no campus I. Amanhã, no mesmo horário, será realiza a mesa-redonda A Docência e a Orientação de Pesquisa nos Cursos de Graduação. Na quinta-feira, z conferência Ensino de Botânica e Ecologia em Espaços

Não-Formais, reúne os estudantes. E na sexta, a mesa-redonda Einstein: Energia, Relatividade e a Nésima Dimensão, encerram a jornada.

Natural de Martinópolis, José Arana Varela é vice-presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara; é bacharel e licenciado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo; mestre em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica; e doutor em Ciência dos Materiais pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

No passado. Varela foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, e da Sociedade Brasileira de Materiais. Atualmente, integra diversos conselhos de instituições internacionais, como a Academy of Ceramics, o International Institute for the Science of Sintering e a American Ceramic Society.