Notícia

UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar

José Goldemberg é mais um palestrante de renome a confirmar presença no UNICA Fórum

Publicado em 24 novembro 2016

Professor emérito da Universidade de São Paulo USP), ex-secretário do Meio Ambiente e ex-ministro da Educação, José Goldemberg será mais um palestrante de renome a participar do UNICA Fórum, marcado para o próximo dia 28 de novembro, no Teatro Principal do World Trade Center (WTC), em São Paulo (SP).

Ao lado do presidente da Petrobras, Pedro Parente, e do correspondente para a América Latina da Oil Price Information Service (OPIS), Brad Addington, Goldemberg abordará, na quarta plenária do evento, o tema “Petróleo, Bioenergias e o Abastecimento de Combustíveis” .

De forma geral, o Fórum reunirá autoridades governamentais, empresários e executivos da cadeia sucroenergética para uma avaliação do papel dos produtos e energias renováveis da cana na matriz energética brasileira e mundial, particularmente no contexto dos compromissos assumidos no Acordo de Paris visando combater as mudanças climáticas.

Para a presidente da UNICA, Elizabeth Farina, Goldemberg abrilhantará ainda mais as discussões no Fórum. “Os diversos trabalhos científicos feitos pelo professor nos últimos anos foram essenciais para a divulgação dos benefícios gerados pela produção de cana e seus produtos derivados”, afirma.

Os estudos publicados por Goldemberg colecionam importantes premiações internacionais. Em 1995 o autor foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2000 recebeu o Prêmio Ambiental Volvo. Sete anos depois foi eleito um dos "heróis do meio ambiente" pela Revista Time. E 2008 ganhou o prêmio “Planeta Azul”, destacando a sua participação nos debates realizados na primeira Conferência do Clima, também conhecida como ECO-92, no Rio de Janeiro (RJ).

Currículo

Na iniciativa privada, José Goldemberg, membro da Academia Brasileira de Ciências, foi reitor da USP entre 1986 e 1990, além de presidir a Sociedade Brasileira de Física de 1975 a 1979. No segmento governamental, foi secretário da Ciência e Tecnologia (1990 - 1991), ministro da Educação (1991 - 1992) e secretário do Meio Ambiente (março a julho de 1992). No estado de São Paulo, foi secretário do Meio Ambiente de 2002 a 2006. Em agosto de 2015 foi nomeado presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nomes confirmados

O Fórum, composto por quatro plenárias e cerimônias de abertura e encerramento, terá a participação de três ministros - Henrique Meirelles (Fazenda), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) e José Serra (Relações Exteriores) -, além do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Barroso, e do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Márcio Felix.

A lista de palestrantes do evento também conta com influentes lideranças de entidades e organizações que têm relação com a indústria canavieira, especialmente dos setores automotivos e de combustíveis em geral. Estão garantidas as presenças de Pedro Parente, presidente da Petrobras, Antonio Megale, presidente da Anfavea, e Ricardo Abe, gerente de Engenharia de Produto da Nissan do Brasil.

Pelo segmento de pesquisa acadêmica e científica, participarão: José Goldemberg, presidente da Fapesp; Samuel Pessôa, chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV); e Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). Paolo Corvo, diretor global de Desenvolvimento de Negócios para Bioenergias da multinacional alemã Clariant, e Marcelo Furtado, representante da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura também estão confirmados no seminário.

Pelo setor sucroenergético, destaque para as presenças de Rubens Ometto Silveira Mello e Luís Roberto Pogetti, presidentes dos Conselhos de Administração das companhias Cosan e Copersucar, respectivamente, e de Pedro Mizutani, vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen e presidente do Conselho Deliberativo da UNICA, e da própria diretora presidente da entidade, Elizabeth Farina.

Inscrições

Termina nesta sexta-feira (25/11), o prazo de inscrições online para o UNICA Fórum 2016. Portanto, os interessados em participar do inédito evento promovido pela UNICA têm até esta data para efetuar as inscrições por meio da página oficial do Fórum (aqui). O sistema de registros oferece duas opções de pagamento: boleto bancário e cartão de crédito.

Para pagamentos com boleto bancário, alertamos que este deve ser quitado também até 25/11. Caso utilize o serviço de internet banking, pedimos atenção especial ao horário limite para pagamentos on-line do seu banco. Assim que o sistema de registros online do Fórum se encerrar, só será possível fazer a inscrição pessoalmente na recepção do evento. O valor de investimento permanece em R$ 1.350,00.

Patrocínio e organização

O seminário, patrocinado pelas empresas FMC, Syngenta, Coca-Cola, Ipiranga, Bayer, Clariant, Honda, Amyris e Energisa, será organizado pela multinacional suíça MCI Group, maior realizadora de congressos do mundo, e pela MediaLink, consultoria dirigida pelo ex-diretor de Comunicação da UNICA, Adhemar Altieri.

Apoio

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Nissan, Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), Associação Brasileira Marketing Rural (ABMR&A), Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stab) e Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares da América do Sul (Afeevas).

Parceiros de Mídia

ThomsonReuters, Canal Rural, Argus Media, Jornal Cana, OPIS, Gazeta Mercantil Experience, Portal Notícias Agrícolas e as seguintes Revistas: Carro, Horizonte Geográfico, Opiniões, RPA News, Carro Online, Brasil Energia e PIB.