O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa de SP (Fapesp) reelegeu por unanimidade José Fernando Perez para o cargo de diretor-científico do Conselho Técnico-Administrativo. A nomeação, assinada pelo governador em exercício, Walter Felman, foi publicada no Diário Oficial do Estado de SP de 13/11.
O nome de Perez encabeçou a lista tríplice elaborada em 6/11 pelo Conselho Superior da Fundação, pois obteve, em primeira votação, unanimidade de votos entre os doze membros do órgão responsável pela orientação geral e pelas decisões maiores de política científica, administrativa e patrimonial da instituição.
Também fizeram parte da lista tríplice os nomes dos pesquisadores Mário José Abdalla Saad, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e José Arana Varela, do Instituo de Química da Unesp/Araraquara.
Perez vai exercer seu quarto mandato de três anos à frente da Diretoria Científica, mas enfrentará agora novas dificuldades, como a instabilidade do real diante do dólar, que já interrompeu as importações de insumos e equipamentos e pode ainda prejudicar o andamento de pesquisas apoiadas pela Fapesp.
Mesmo com a crise cambial, Perez permanece otimista, Perez permanece otimista.
Em entrevista à GAZETA MERCANTIL (14/11), ele garantiu que a Fapesp continuará a financiar seus projetos principalmente com os recursos garantidos pela Constituição Estadual: 1% da receita tributária do estado, mais o resultado da gestão do patrimônio da fundação. A diferença é que, agora, a Fapesp passará de uma política expansiva para uma forma mais gradativa de fornecer os recursos.
JC e-mail
Notícia
JC e-mail