Notícia

Jornal da Energia

José Carlos Bressiani assume superintendência do Ipen

Publicado em 19 dezembro 2012

Na última semana, o engenheiro de materiais José Carlos Bressiani assumiu a superintendência do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) em São Paulo. Bressiani ocupava o cargo de diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do Ipen desde 2004.

Além disso, foi chefe da área de materiais de 1988 a 2004. Ingressou no instituto como estagiário em 1975 para um curso introdutório sobre energia nuclear, em período integral, com duração de dois meses, após concluir sua graduação pela UFSCar em 1974. Com o término do curso, o bom desempenho garantiu uma bolsa de pós-graduação.

Bressiani atuou como coordenador de vários programas e comissões técnicas, foi membro do Conselho de Pós-Graduação da USP e presidiu a Associação Brasileira de Cerâmica, da qual é diretor de Administração. Coordenou ainda vários projetos de pesquisa financiados pela Finep, CNPq, PADCT, Capes e Fapesp, entre eles três de cooperação internacional. Foi coordenador dos projetos de fabricação das barras de controle e segurança dos reatores MB-01 e IEA-R1, ambos do Ipen.