Notícia

Click ABC

Jornalistas e cientistas debatem a relação entre ciência e mídia

Publicado em 03 abril 2012

Da Redação - A divulgação dos temas de ciência e tecnologia vem ganhando espaço nos veículos de comunicação impressos e eletrônicos, ampliando a participação das pessoas e fomentando um crescente debate entre cientistas e público.

Com o objetivo de discutir o momento atual da divulgação científica no Brasil, pesquisadores, jornalistas e divulgadores estarão reunidos em 16 de abril para o seminário Ciência na Mídia, que acontece na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O encontro terá formato de mesa de debates, com a reunião de jornalistas que atuam em jornais, revistas, TV e internet com cientistas de diferentes ár eas, para um diálogo sobre a cobertura da mídia, sua relação com os cientistas e a maneira como as informações veiculadas chegam ao público.

A abertura do seminário estará a cargo do jornalista britânico Clive Cookson, editor de ciência do jornal Financial Times, que há mais de três décadas atua na cobertura dos temas de ciência e tecnologia, em diversos países e diferentes veículos e contextos. Promovido pela FAPESP, a ideia principal é de que o evento possa servir de impulso a uma reflexão por parte de todos os envolvidos na produção e divulgação científicas, de modo a propiciar um espaço para a troca de conhecimentos e a proposição de novos modos de pensar a divulgação desses temas na sociedade.

Para discutir o papel da mídia televisiva na cobertura de temas científicos, participam da mesa de debates Ciência na TV o médico e pesquisador Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, e Roberto Wertman, editor do programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia, da Globonews, com mediação da jornalista Mônica Teixeira, coordenadora geral da Univesp TV. A ciência na mídia impressa será tema das discussões entre o biólogo Fernando Reinach, do Fundo Pitanga, e Reinaldo José Lopes, editor de Ciência e Saúde do jornal Folha de São Paulo, com mediação de Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp. A presença da ciência na produção de noticiários será alvo do debate entre Thomas Lewinsohn, biólogo do Instituto de Biologia da Unicamp, e a jornalista espanhola Sonia López, ex-editora da agência de notícias AlphaGalileu, com mediação do jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, livre-docente e doutor em Comunicação pela USP.

A programação completa do evento e a ficha de inscrição podem ser acessadas no site da FAPESP, diretamente no endereço http://www.fapesp.br/6886