Notícia

Jornal da Unesp online

Jornal Unesp ressalta papel de novo centro internacional de física, sediado pela Universidade

Publicado em 01 março 2012

Com pouco tempo de vida, um centro de estudos de física teórica em São Paulo já começa a atrair alguns dos mais importantes nomes do setor, para estimular as pesquisas nos países latino-americanos. Assunto da reportagem de capa do Jornal Unesp de março, o Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (SAIFR) surgiu de uma parceria entre a Unesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), respeitado mundialmente na produção dessa ciência, com sede em Trieste, na Itália.

Criado oficialmente no início de fevereiro, no prédio do Instituto de Física Teórica da Universidade, o espaço já promove atividades desde janeiro, como um curso especial sobre biologia matemática que teve inscrições de 60 pós-graduandos de todo o continente e da Europa. Outros temas avançados também estarão em discussão no local, como física de altas energias, teoria das supercordas e cosmologia e astrofísica relativística. Além disso, apenas nos dois primeiros meses do ano, o SAIFR recebeu a visita de 18 pesquisadores de outras instituições.

A edição traz também, no caderno Fórum, um debate sobre a corrupção. Acadêmicos refletem sobre as origens socioculturais desse fenômeno e apontam alternativas para que ele seja enfrentado no Brasil.

Outro destaque é a consolidação da Unesp no circuito universitário internacional. No ranking Web of the World Universities (ou Webometrics), indicador que se baseia na visibilidade das instituições de ensino superior na Internet, ela subiu 116 posições e ficou em 122.º lugar no mundo, ocupando a quarta posição na América Latina.

Professor titular do Instituto de Química do Câmpus de Araraquara, José Arana Varela é o novo diretor-presidente do Conselho Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O jornal anuncia a nomeação desse respeitado pesquisador, que atualmente é diretor da Agência Unesp de Inovação (Auin) e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBMat), entre outras atribuições.

As ações da Universidade em São Luiz do Paraitinga voltam a ganhar destaque nesta edição. Uma reportagem apresenta as mudanças que ocorreram no tradicional carnaval da cidade, a partir de propostas de especialistas de vários câmpus. E uma resenha discute os artigos do livro Gestão em momentos de crise: Programa Unesp para o desenvolvimento sustentável de São Luiz do Paraitinga, que refletem sobre o que uma instituição universitária pode fazer para ajudar comunidades a superar os efeitos de catástrofes e também se tornar espaços mais participativos.

No setor da saúde, é noticiado o projeto criado no Câmpus de Araçatuba que torna a música um elemento fundamental no tratamento dentário de pacientes com deficiência. Destinada a integrar os pacientes ao ambiente odontológico e auxiliar suas percepções rítmica e sonora, o método chamou a atenção de especialistas de outros países, tendo sido já apresentado em dezembro num congresso na Itália.

Assessoria de Comunicação e Imprensa