Notícia

Jornal da Unesp online

Jornal Unesp repercute o impacto atual do poeta americano Walt Whitman

Publicado em 01 novembro 2011

Um dos maiores nomes da literatura em língua inglesa, Walt Whitman (1819 - 1892) fez de seus versos a expressão dos valores e dos anseios dos Estados Unidos, seu país. Há 150 anos, ele publicou a terceira edição de Folhas da relva, com 456 páginas e 146 novos poemas, que consolidava sua defesa de uma sociedade baseada nos princípios de igualdade, solidariedade e amor. O Jornal Unesp de novembro celebra o aniversário dessa edição clássica, ouvindo estudiosos do Brasil e do Exterior que se reuniram em Araraquara no mês de agosto para analisar as várias dimensões da obra de Whitman.

O suplemento Fórum aproveita a comemoração de outras datas para publicar análises sobre alguns personagens e aspectos significativos da cultura e da política internacionais: os conceitos de um dos principais teóricos da comunicação, o filósofo e educador canadense Marshall McLuhan (1911 - 1980); as ideias presentes em filmes consagrados do cineasta americano John Ford (1894 - 1973); a experiência brasileira na vida da poeta Elizabeth Bishop (1911 - 1979), dos EUA; e as consequências dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A edição também aborda a posição de destaque que a Unesp vem ocupando no ranking do ensino superior do Guia do Estudante da Editora Abril. Este ano, a Universidade foi considerada pela publicação a segunda melhor instituição do país, atrás apenas da USP. Dos 105 cursos da Unesp avaliados pelo Guia em 2011, 102 receberam estrelas, ficando entre aqueles com melhores conceitos em nível nacional.

A dificuldade de se combater os atos de corrupção no Brasil também recebeu um espaço no jornal deste mês. De acordo com a cientista política Rita de Cássia Biason, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Câmpus de Franca, a própria ordem jurídica brasileira, por sua complexidade, torna mais difícil a punição das irregularidades.

Dados climáticos

Cada vez mais, os agricultores percebem a importância de se obter informações seguras sob as condições climáticas da região onde estão suas lavouras. A fim de atender à demanda do setor rural, começou a ser implantada a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, formada por diversas estações agrometeorológicas automáticas, que permitirão inúmeros estudos e pesquisas climáticas.

A novidade anunciada nesta edição do Jornal Unesp é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira e a Embrapa Semiárido (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Além disso, Ilha Solteira já oferece aos internautas o Portal do clima, com dados e gráficos atualizados sobre as condições meteorológicas no noroeste do Estado.

O jornal põe em pauta, ainda, o pensamento do canadense R. Murray Schafer, músico, escritor, educador e ambientalista. Em setembro, o pai da "ecologia sonora" defendeu no Instituto de Artes, Câmpus de São Paulo, sua proposta para estimular a percepção sonora, afetada pela barulhenta sociedade atual.

Assessoria de Comunicação e Imprensa