Notícia

A Tribuna Piracicabana

Jornada Pedagógica tem recorde de inscrições

Publicado em 17 outubro 2017

A 10ª Jornada Pedagógica, a ser realizada de segunda (16) a sexta (20) pela Secretaria Municipal de Educação, bateu recorde de inscrições e contabilizou 3.000 inscritos, 100 a mais que em 2016. O evento é voltado aos professores, diretores, coordenadores e supervisores da rede municipal de ensino.

A Jornada, que ocorre há 10 anos consecutivos, é uma forma de melhorar constantemente a qualidade da educação e o trabalho desenvolvido em sala de aula. Uma semana inteira de palestras, discussões e apresentações de trabalhos/ projetos desenvolvidos por profissionais da rede. O tema escolhido para esta edição é Currículo: Desafios, Inovações e Perspectivas. A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, justifica a importância do evento para a formação dos professores da rede municipal e salienta a dificuldade dos países, como o Brasil, de superarem o gargalo na formação de mão de obra qualificada, o que tem freado seu potencial de desenvolvimento.

"A educação infantil é a peça mais importante nessa engrenagem, pois aí está a base de uma educação competente e cidadã". Nos dias 19 e 20/10, profissionais da educação farão uma comunicação oral de suas práticas educativas realizadas ao longo de 2017. Este ano, a Comissão de Trabalho Científico, formada por educadores da SME, mostrará cerca de 50 trabalhos. Os professores terão 20 minutos. As apresentações serão nos períodos manhã e tarde de forma simultânea.

O evento conta com as parcerias da Faculdade Anhanguera, Sicredi e Café Morro Grande. ABERTURA - A abertura da 10ª Jornada Pedagógica contará com a palestra A Influência da BCNN e da Avaliação em Larga Escala no Trabalho Pedagógico, com a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. Maria Inês é doutora em ciência da educação, pedagoga, pesquisadora em psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento social e do trabalho. É especialista em currículo e avaliação, com experiência em Gestão Educacional na Educação Básica Superior, membro do Conselho de Responsabilidade Social da Fiesp e consultora adhoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Banco Mundial.

PRÊMIO EDUCADOR DO ANO - A Câmara de Vereadores, por meio do projeto de decreto legislativo 21/2014, entregará na sexta-feira (20), às 19 horas, no Anfiteatro da SME, o Prêmio Educador do Ano. A iniciativa do vereador Adair Doniani (Samaritano) tem a intenção de enaltecer a atuação de educadores que trabalham nas unidades municipais da cidade. De acordo com a propositura, o prêmio será concedido a dois supervisores, dois diretores, dois coordenadores, seis professores, um monitor e dois servidores da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba. Também será entregue o Prêmio Educador do Ano - Mérito Especial ao profissional que tenha se aposentado durante os 12 últimos meses antes da concessão da homenagem.