Notícia

Tribuna Impressa

Jornada Farmacêutica Unip 2010: sucesso total

Publicado em 07 outubro 2010

Um dos pesquisadores mais renomados do País, reconhecido internacionalmente, cujos estudos têm conseguido avanços significativos no uso clínico de células-tronco, esteve na Jornada Farmacêutica 2010, da UNIP, Campus Araraquara. O médico, Dr. Júlio César Voltarelli, coordenador da Divisão de Imunologia Clínica, do Laboratório de Imunogenética (HLA) e da Unidade de Transplante de Medula Óssea do HC-FMRP-USP; é um dos pesquisadores do Centro de Terapia Celular (CEPID-FAPESP) é" do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-Tronco e Terapia Celular (CNPq), sediado no Centro Regional de Hemoterapia do HC-FMRP-USP.

Voltarelli esteve em Araraquara no dia 8 de setembro para a abertura do evento. Alunos do Curso de Farmácia e de outros cursos lotaram o auditório para prestigiar a palestra "Células-tronco: biologia e aplicações clínicas". O assunto despertou o interesse pela atualidade e pelas perspectivas que traz para todas as áreas da saúde física e mental, bem como pelos diferentes pontos de vista moral e legal envolvidos nesse tema.

A Comissão Organizadora da Jornada Farmacêutica 2010 da UNIP-Araraquara Meou honrada com a participação do Dr. Júlio César Voltarelli no evento.

O tema "Fotoproteção" foi abordado no segundo dia pelo Prof. Dr. Marcos Antonio Corrêa, do Departamento de Fármacos e Medicamentos - FCFar/ UNESP. O assunto, abordado sobre todos os aspectos, proporcionou aos presentes uma revisão completa e de excelente qualidade, além de atualizações importantes sobre o tema. O palestrante foi muito elogiado pelos alunos.

Para encerrar a Jornada deste ano, foi convidado o Prof. Dr. Jean Leandro dos Santos, atualmente no Departamento Fármacos e Medicamentos - FCFar/ UNESP, que foi, até 2009, professor do Curso de Farmácia da UNIP-Araraquara. Ele veio falar sobre o tema "Desenvolvimento de Fármacos no Brasil". A forma de abordar o tema permitiu que alunos do primeiro ao quarto ano do curso acompanhassem e se interessassem pelo assunto. Aspectos envolvidos com todas as fases do desenvolvimento foram discutidos pelo professor e a palestra foi muito apreciada pelos alunos. Após essa palestra, aconteceu uma confraternização entre professores e alunos.

Inovando, a comissão organizadora da Jornada Farmacêutica deste ano realizou uma Pré-Jornada na quarta-feira, dia 1º de setembro. O tema foi "O Papel do Farmacêutico na Área de Oncologia," apresentado por Flávia Alarcão Gomiero, Farmacêutica responsável pela área de Oncologia do Hospital São Paulo de Araraquara. A palestra, muito bem desenvolvida pela Dra Flávia, despertou o interesse dos futuros farmacêuticos, muitos dos quais desconheciam totalmente essa importante área de atuação do profissional farmacêutico. Muitos já agendaram visita ao setor e pretendem se candidatar a uma vaga de estágio.

Também esteve presente nesta noite a diretora do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Seccional Araraquara, a Profa Drª Marcia Regina Terasso Magnani, que falou sobre "O Papel do CRF para o Profissional Farmacêutico".

Por mais um ano, professores, alunos e coordenação se mostram plenamente satisfeitos e felizes com o evento, estimulando a todos a repetir este trabalho no ano de 2011.

Serviço

Av: Alberto Benassi, 200 -Parque das Laranjeiras Telefone: (16) 3336-1800 / 0800 010 9000