Notícia

Cineinsite

Jornada de Cinema começa nesta quarta-feira

Publicado em 09 setembro 2007

Por Mariana Mendes, do A Tarde On Line

Nesta quarta-feira, 12, a partir das 19 horas, acontece a abertura oficial da 34ª edição da Jornada Internacional de Cinema da Bahia. O evento acontece no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), com a presença de autoridades estaduais, artistas, intelectuais, personalidades e cineastas de diversos países.

Na noite de abertura serão exibidos trechos do filme "Viva o México de Frida e Ofélia" de Menandro Ramos e Guido Araújo, e "Fazedor de Cinema" de Claude Santos e "Single Leg Club" de Sérgio Augusti.

Este ano, o evento traz 46 filmes e 61 vídeos selecionados entre mais de 500 trabalhos inscritos. Entre eles estão "Quando o tempo cair", documentário dirigido por Selton Mello, "Salvador — História de Um Milagro Cotidiano", filme de ficção assinado pelo diretor espanhol Abdelatif Hwidar e "O filme do filme roubado", que traz os atores Leandro Firmino da Hora, intérprete de Zé Pequeno, em Cidade de Deus, e Natália Lage, que atua no seriado "A Grande Família", da Rede Globo.

A lista dos filmes e vídeos vencedores será divulgada em 18 de setembro, a partir das 19 horas, no Cinema do Museu. Mais informações estão dispoíveis na página da Jornada.


Premiação

Farão parte do júri do concurso o escritor e jornalista Eric Nepomuceno, o escritor e cineasta Rudá de Andrade, o cineasta cubano Jorge Aguirre, o escritor e compositor Bráulio Tavares, a antropóloga Regina Abreu, o cineasta uruguaio Ricardo Casas, a jornalista e editora da Revista da FAPESP Mariluce Moura, o poeta e artista plástico Almandrade, a atriz portuguesa Inês de Medeiros e o produtor peruano Javier Corcuera hoje radicado em Madri.

Os troféus estão divididos em Tatu de Ouro (Melhor Filme Documental, Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme de Animação, Melhor Documentário de Longa Metragem) e Tatu de Prata (Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Som, Melhor Música, Melhor Ator e Melhor Atriz).