Oficina didática de comparação dos volumes dos planetas integrou a programação do evento organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, em conjunto com a AEB Escola (foto: divulgação)
Cerca de 120 estudantes e professores de várias regiões do país reuniram-se, entre 16 e 21 de novembro, em São José dos Campos (SP) para a Jornada Espacial.
O evento foi organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em conjunto com a AEB Escola, projeto pedagógico da Agência Espacial Brasileira (AEB), e teve como objetivo promover uma formação mais antenada na Astronomia e na Astronáutica.
Os jovens foram selecionados a partir do desempenho que obtiveram nas questões de Astronomia na prova da 17ª OBA, que contou com a participação de 772.257 alunos dos ensinos fundamental e médio de quase 9 mil escolas públicas e particulares brasileiras.
De acordo com João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, na jornada os estudantes puderam conhecer melhor o programa espacial brasileiro, além de aprender detalhes e curiosidades das ciências espaciais.
A programação incluiu palestras com astrônomos, pesquisadores e engenheiros e uma oficina de construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa pet.
A próxima prova da OBA será realizada no dia 15 de maio de 2015. As inscrições poderão ser feitas a partir de janeiro. Os alunos mais bem classificados terão a chance de integrar a equipe brasileira e representar o país nas olimpíadas internacional e latino-americana, além de participar da próxima Jornada Espacial.
Mais informações: http://aebescola.aeb.gov.br/ e http://www.oba.org.br.
Agência FAPESP