Notícia

Planeta Universitário

Jorge Kalil assume presidência da União Internacional das Sociedades de Imunologia

Publicado em 28 agosto 2013

O diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, tomou posse ontem (27/08) em Milão, na Itália, da presidência da União Internacional das Sociedades de Imunologia ( IUIS, na sigla em inglês), que congrega as sociedades dessa especialidade de cerca de 70 países. Kalil já era vice-presidente da entidade desde 2010 e substitui Stefan H.E. Kaufmann, do Max-Planck Institute da Alemanha. É a primeira vez que um cientista de um país em desenvolvimento preside o órgão.

De acordo com Kalil, que também coordena o Instituto de Investigação em Imunologia, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) apoiados pela FAPESP e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em São Paulo, o Brasil deve ganhar visibilidade na área de imunologia com sua gestão.

“Nós aumentaremos as oportunidades de intercâmbio entre profissionais brasileiros com grandes institutos do mundo, possibilitando que nossas pesquisas sejam cada vez mais competitivas”, afirmou.

“Esta ciência [a imunologia] estuda as defesas do organismo contra agressões do meio ambiente e é fundamental na compreensão da resposta anti-infecciosa, contra o câncer, na tolerância ao transplante de órgãos, nas alergias e nas doenças autoimunes, como diabetes e reumatismos”, disse Kalil.

“Esses estudos levam ao desenvolvimento de vacinas que tanto contribuem para a saúde infantil e cada vez mais evitam também doenças da vida adulta, além de produzir vários tipos de medicamentos biológicos, como anticorpos monoclonais, a maior conquista atual contra o câncer”, disse.

O novo presidente da IUIS também tem como proposta levar os avanços da imunologia a locais de baixa renda e de difícil acesso a informação e pretende trabalhar para influenciar as decisões de grandes instituições mundiais que trabalham em áreas afins.

Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Grand Cruz da Ordem do Mérito Científico, Kalil é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Com grande produção científica, estuda imunologia de transplantes e de doenças autoimunes e participa do desenvolvimento de vacinas contra a Aids e a febre reumática.

Mais informações: www.butantan.gov.br

Fonte: Agência FAPESP