Notícia

A Notícia (Joinville, SC) online

Joinvilense leva medalha de prata na Olimpíada Iberoamericana de Matemática

Publicado em 04 outubro 2008

O joinvilense Renan Henrique Finder, de 16 anos, conquistou a medalha de prata na 23ª edição da Olimpíada Iberoamericana de Matemática, realizada de 20 a 28 de setembro em Salvador (BA). Ele fez parte da equipe brasileira que ficou em primeiro lugar da competição, em que concorriam times de 21 países. Os estudantes brasileiros ainda obtiveram 155 pontos, a maior pontuação total da competição.

Renan atualmente estuda em São Paulo, depois de ter conseguido uma bolsa de estudos com premiação de uma outra competição de matemática. No final de julho, ele foi o brasileiro que conseguiu a maior pontuação na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada na Espanha. A competição tradicional reuniu 535 estudantes de ensino médio de 97 países. Renan conseguiu medalha de prata.

Além de Renan, todos os estudantes brasileiros foram muito bem na competição. Henrique Pondé de Oliveira Pinto, de Salvador, que atualmente estuda em São Paulo, obteve a medalha de ouro atingindo a pontuação máxima da prova, com 42 pontos. Ramon Moreira Nunes, de Fortaleza, também levou o ouro, com 39 pontos. Régis Prado Barbosa, de Fortaleza foi o outro ganhador da medalha de prata.

A Olimpíada Iberoamericana de Matemática é realizada com a colaboração dos ministérios da Educação e das sociedades de matemática dos países participantes, além de grupos de professores e alunos. Este ano, participaram delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, representados por equipes de até quatro alunos, em um total de 81 participantes.

AN.COM.BR E AGÊNCIA FAPESP