Notícia

DCI online

Jogos educativos da Fapesp e do CNPq concorrerão a prêmio

Publicado em 05 outubro 2012

O Festival de Jogos da Brasil Game Show (BGS 2012) classificou dois jogos do projeto "Ludo Educa" entre os finalistas na categoria "Jogo Educativo".

A BGS 2012 é, atualmente, uma das maiores feiras de jogos eletrônicos da América Latina, que ocorre em quatro dias, reunindo diversos membros da área em apresentações, feira e festival de jogos.

Os vencedores de cada categoria serão divulgados no dia 11 de outubro, durante a Cerimônia de Premiação, que será realizada na Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.

Os jogos selecionados como finalistas foram o "Contra a Dengue" e o "Ludo Primeiros Passos", que contam com o apoio da Fapesp e do CNPq. O primeiro é um jogo para educação em relação às boas práticas para erradicar o mosquito da dengue, em que um personagem tem por objetivo passar de fases eliminando os focos do mosquito em um cenário interativo cheio de desafios.

Já o segundo, o "Ludo Primeiros Passos", é um jogo lançado há três meses que objetiva o auxílio na alfabetização em que há um tabuleiro em formato de estrada em que o jogador precisa completar desafios para conduzir seu carro pelo trajeto.

Cada um desses desafios é formado por pequenos e diferentes jogos em que é necessário, por exemplo, ligar sílabas para formar uma palavra de acordo com a imagem relacionada. Atualmente, existem mais de 180 imagens no jogo garantindo sempre um desafio diferente para o jogador.

Tal jogo faz parte da série "Ludo Educativo", que é composta por jogos on-line de tabuleiro auxiliando o aluno em disciplinas do ensino fundamental, do ensino médio até as disciplinas que caem no pré-vestibular.

Para essa classificação de finalistas foi feita uma seleção rigorosa, sendo o outro jogo concorrente o "Oje - Olimpíada de Jogos Digitais e Educação", iniciativa da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco.

Essa participação em eventos evidencia a importância da área de jogos educativos, onde o aluno ganha conhecimento utilizando os recursos da computação para auxílio na sua formação de uma maneira agradável.

Para jogá-los basta acessar o site: www.ludoeducajogos.com.br. Os demais jogos e outras informações podem ser obtidos no site: www.brasilgameshow.com.br/feira/festival-de-jogos.

Fonte: Agências